O governo dos Estados Unidos vai enviar agentes de imigração para Cancun, no México, para auxiliar as autoridades mexicanas a identificarem imigrantes que se passam por turistas com a intenção de atravessar a fronteira. As informações são da CNN.
Cancun está no radar das autoridades imigratórias já que tem um grande fluxo de turistas de todo o mundo. A cidade foi identificada pelas autoridades como uma das principais rotas da imigração ilegal.
Segundo o DHS, os agentes americanos estarão posicionados em “pontos estratégicos” de entrada e vão usar sua experiência para interceptar possíveis imigrantes.
A iniciativa faz parte das diversas medidas do governo Biden que estão sendo tomadas para minimizar o fluxo de imigrantes pela fronteira.
Visita de Kamala Harris
A vice-presidente Kamala Harris visitou a Guatemala e o México no início da semana para conversar com autoridades sobre a situação dos imigrantes na fronteira.
Harris anunciou investimentos da ordem de $40 milhões para fomento econômico e para financiamento de projetos na área de educação na Guatemala. “Nós temos que resolver o problema atingindo sua raiz que é a corrupção”, disse.
Ela disse que o governo vai continuar trabalhando para reunir famílias separadas na fronteira e foi enfática: “Não venham (ilegalmente pela fronteira). Vocês serão mandados de volta”.