Estados Unidos Manchete

Evento em apoio a Biden arrecada um recorde de $25 milhões e tem presença de Obama e Clinton

O evento de uma hora de duração tem diferentes níveis de acesso, dependendo da generosidade dos doadores

Os democratas Bill Clinton, Barack Obama e Joe Biden se reúnem em evento de campanha em NY. Foto: NY Daily News

Nesta quinta-feira (28), dois ex-presidentes democratas – Barack Obama e Bill Clinton – farão uma rara aparição conjunta para angariar fundos de campanha para Joe Biden em New York. De acordo com um comunicado da campanha de Biden, já foram arrecadados $25 milhões, um recorde de doações para um evento político, segundo a organização.

O evento de uma hora de duração tem diferentes níveis de acesso, dependendo da generosidade dos doadores. A peça central é uma conversa no palco com os três presidentes, moderada pelo apresentador Stephen Colbert. Há também uma programação de artistas musicais – Queen Latifah, Lizzo, Ben Platt, Cynthia Erivo e Lea Michele – que será apresentada pela atriz Mindy Kaling. Milhares são esperados e os ingressos custam $225.

Quem doa mais, tem mais chance de se aproximar dos presidentes. Uma foto com os três custa $100 mil. Uma doação de $250 dá aos doadores acesso a uma recepção VIP, e $500 os levam a uma reunião ainda mais exclusiva. E a festa não para por aí. A primeira-dama Jill Biden e o DJ D-Nice vão dar uma festa pós-evento no Radio City Music Hall para 500 convidados.

Obama e Clinton entram em cena para ajudar Biden a expandir a sua já significativa vantagem monetária sobre Trump. Biden tinha $155 milhões em dinheiro de campanha até ao final de fevereiro, em comparação com os $37 milhões de Trump e do seu comitê de ação política “Save America”.

“Ao contrário do nosso adversário, cada dólar que arrecadarmos irá chegar aos eleitores que decidirão esta eleição – comunicando o histórico do presidente, a sua visão para o futuro e deixando claro o que está em jogo nesta eleição”, disse o copresidente da campanha democrata, Jeffrey Katzenberg.

Leon Panetta, que ocupou cargos de topo sob Clinton e Obama, descreveu a angariação de fundos como um momento importante para a campanha de Biden. “O que faz, antes de mais nada, é ampliar e reforçar o apoio de todos os democratas”, disse ele. Panetta disse que Clinton e Obama, ambos conhecidos como comunicadores políticos carismáticos e eficazes, poderiam ajudar Biden a desenvolver uma mensagem de mais impacto para a sua reeleição.

Os apoiadores de Biden esperam que o impacto de Obama e Clinton na campanha seja semelhante ao impacto de Clinton na corrida à reeleição de Obama em 2012. O então presidente fez um discurso em horário nobre na Convenção Nacional Democrata que ajudou a elevar a confiança na capacidade de Obama de gerir a economia do país e injetou um novo impulso na sua campanha contra o candidato republicano Mitt Romney.

Biden e Obama já apareceram diversas vezes juntos durante a atual administração. E na campanha da Covid-19 em 2020, o antigo presidente fez um poderoso discurso em nome do candidato democrata, no qual alertou que Trump representava uma ameaça inaceitável à democracia.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo