Estados Unidos Manchete

Ex-professora doa $ 1 bi para pagar curso de medicina para alunos em universidade de NY

Doação feita por Ruth Gottesman é uma das maiores já registradas nos EUA para uma instituição de ensino

Ex-professora Ruth Gottesman doa $ 1 bi para alunos de medicina. Foto: Albert Einstein College of Medicine

Em um anúncio histórico, a renomada Albert Einstein College of Medicine, localizada no bairro do Bronx, em New York, declarou que se tornará gratuita para todos os seus estudantes, graças a uma doação monumental de $ 1 bilhão. A doação foi feita por Ruth Gottesman, ex-professora e atual presidente do conselho da instituição, em uma das maiores contribuições já registradas nos Estados Unidos para uma instituição de ensino.

Ruth Gottesman, uma figura proeminente conhecida por suas contribuições para o desenvolvimento de ferramentas de rastreamento de problemas de aprendizagem em crianças e por seu programa de alfabetização para adultos, fez essa doação em conjunto com seu falecido marido, o bilionário-investidor David “Sandy” Gottesman. Ele faleceu em 2022 aos 96 anos.

A Albert Einstein College of Medicine, que opera no Bronx, o bairro mais pobre de New York, expressou sua gratidão por esse “presente transformacional”, afirmando que essa doação revolucionará sua capacidade de atrair estudantes comprometidos com sua missão, independentemente de sua capacidade financeira.

A iniciativa visa tornar as carreiras na área da saúde mais acessíveis a uma gama mais ampla de estudantes, especialmente diante dos altos custos associados à educação médica nos Estados Unidos. Atualmente, a carga média de dívida para estudantes de medicina nos EUA é de cerca de $ 200 mil, com a maioria dos alunos tendo que pegar empréstimos significativos para financiar seus estudos.

Este presente não só eliminará a mensalidade para os estudantes, que atualmente está em quase $ 60 mil por ano, mas também ajudará a aliviar o peso financeiro adicional das despesas com moradia, livros e outros custos associados ao programa de medicina, que dura quatro anos. O alívio financeiro será implementado gradualmente, com os alunos do quarto ano sendo reembolsados pela mensalidade do semestre de primavera deste ano, e todos os alunos recebendo mensalidades gratuitas a partir de agosto.

A Albert Einstein College of Medicine enfatizou que essa doação permitirá que indivíduos talentosos e diversos tenham acesso a uma educação médica de qualidade, sem o ônus do endividamento esmagador dos empréstimos, capacitando assim futuras gerações de líderes de saúde a avançarem nos limites da pesquisa e do cuidado médico.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo