Estados Unidos

Ex-republicanos e democratas formam novo partido político nos EUA

Segundo uma pesquisa Gallup do ano passado, dois terços dos americanos acreditam que um terceiro é necessário

O novo partido, chamado Forward, será ico-presidido pelo ex-candidato presidencial democrata Andrew Yang e Christine Todd Whitman, ex-governadora republicana de Nova Jersey (Foto: Gage Skidmore/Flickr)
O novo partido, chamado Forward, será ico-presidido pelo ex-candidato presidencial democrata Andrew Yang e Christine Todd Whitman, ex-governadora republicana de Nova Jersey (Foto: Gage Skidmore/Flickr)

DA REDAÇÃO – Dezenas de ex-políticos republicanos e democratas anunciaram na quarta-feira (27) um novo partido político nacional para atrair milhões de eleitores que dizem estar consternados com o que consideram o sistema bipartidário disfuncional dos Estados Unidos.

O novo partido, chamado Forward e cuja criação foi relatada pela primeira vez pela Reuters, será inicialmente co-presidido pelo ex-candidato presidencial democrata Andrew Yang e Christine Todd Whitman, ex-governadora republicana de Nova Jersey. Eles esperam que o partido se torne uma alternativa viável aos partidos Republicano e Democrata que dominam a política dos EUA, disseram membros fundadores à Reuters.

Os líderes do partido realizarão uma série de eventos em duas dúzias de cidades neste outono para lançar sua plataforma e atrair apoio. Eles sediarão um lançamento oficial em Houston em 24 de setembro e a primeira convenção nacional do partido em uma grande cidade dos EUA no próximo ano.

O novo partido está sendo formado por uma fusão de três grupos políticos que surgiram nos últimos anos como uma reação ao sistema político cada vez mais polarizado e travado dos Estados Unidos. Os líderes citaram uma pesquisa Gallup no ano passado mostrando um recorde de dois terços dos americanos acreditam que um terceiro é necessário.

A fusão envolve o Movimento Renovar a América, formado em 2021 por dezenas de ex-funcionários das administrações republicanas de Ronald Reagan, George H.W. Bush, George W. Bush e Donald Trump; o Partido Avante, fundado por Yang, que deixou o Partido Democrata em 2021 e se tornou independente; e o Serve America Movement, um grupo de democratas, republicanos e independentes cujo diretor executivo é o ex-congressista republicano David Jolly.

Dois pilares da plataforma do novo partido são “revigorar uma economia justa e próspera” e “dar aos americanos mais opções nas eleições, mais confiança em um governo que funciona e mais voz em nosso futuro”.

O partido, que é centrista, ainda não tem políticas específicas. Em seu lançamento indagou: “Como vamos resolver os grandes problemas enfrentados pela América? Não à esquerda. Não à direita. Avante”.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo