Esportes

Falta menos de um mês para as Olimpíadas do Rio de Janeiro

A 28 dias dos Jogos Olímpicos na América do Sul, o Rio de Janeiro se apronta para receber atletas e torcedores de todo o mundo

Mascotes dos Jogos Olímpicos do Rio 2016
Mascotes dos Jogos Olímpicos do Rio 2016

DA REDAÇÃO – No dia 05 de agosto de 2016 os olhos do mundo do esporte se voltarão para o Rio de Janeiro. Foram sete anos de planejamento e transformação. Agora, falta apenas um mês. Em meio a muitas polêmicas, dificuldades e críticas, a organização garante que está tudo pronto.

Com a ajuda de mais de sete mil atletas, que competiram em 44 eventos-teste, todas as instalações do Rio 2016 foram avaliadas, aprovadas e entregues. Com 44 competições em 26 instalações, eventos-teste chegam ao fim.

A Vila Olímpica e Paralímpica, casa dos atletas durante os Jogos, também já foi inaugurada e deve oferecer uma experiência tipicamente brasileira a competidores de mais de 200 países. Mais de 10 mil dos melhores nadadores, velocistas, saltadores, ciclistas e demais competidores de 42 modalidades esportivas estão a caminho do Rio. Com as classificações na reta final, os Jogos esperam alguns dos maiores nomes do esporte mundial, de Neymar a Michael Phelps.

Vestidos com as cores do Rio 2016, mais de oitenta mil profissionais (entre voluntários, funcionários e terceiros) ajudam a realizar o maior evento esportivo do mundo. Com o fim das fases de planejamento e treinamento, o Comitê Rio 2016 começa sua operação: uniformes e credenciais já estão em distribuição, e instalações abrem as portas para a força de trabalho.

A chama Olímpica já passou por todos os Estados do Brasil e agora trilha o caminho da cerimônia de abertura, no dia 5 de agosto, no Maracanã. Em 63 dias de revezamento, a tocha percorreu mais de 18 mil quilômetros, revelando a diversidade cultural brasileira. Em 60 dias de revezamento, tocha passeia pela diversidade do Brasil Siga todos os passos da tocha aqui É hora do show Tudo começa em uma grande festa, marcada para as 20h do dia 5 de agosto de 2016, no Maracanã. O roteiro da cerimônia de abertura dos Jogos Rio 2016 ainda é segredo. Sob a direção de nomes de peso das artes brasileiras, dá para antecipar que a festa vai emocionar. ‘Vai ser obra prima’, diz Deborah Colker sobre cerimônia de abertura Olímpica. Da abertura,  10.500 atletas partem para a competição, atuando em mais de 300 provas de 42 esportes. O esforço dos atletas campeões será premiado com 2.102 medalhas, entre ouro, prata e bronze.

Segurança

Uma operação sem precedentes na história do País reúne 85 mil homens para garantir a segurança da Vila dos Atletas, das arenas esportivas, das regiões turísticas e das áreas estratégicas, como aeroportos e vias expressas. O evento tem ainda o reforço de membros de forças de segurança de 55 países, com dois centros de comando e controle funcionando 24 horas por dia.

Especialistas garantem que moradores e turistas no Rio 2016 não precisam se preocupar com o vírus zika, uma vez que o risco de contágio é reduzido no inverno e medidas preventivas estão em curso.

Quem estiver no Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos pode viajar pelo mundo sem sair do Brasil. Mais de 30 países já confirmaram casas temáticas em pontos nobres da cidade, com muita comida típica, arte, música e outras atividades. 

Ainda dá tempo de participar

Toda quinta-feira, novos ingres-
sos são disponibilizados no site rio2016.com/ingressos. Também é possível comprar entradas em bilheterias físicas no Rio de Janeiro, em São Paulo, Belo Horizonte e Salvador.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo