Fauci afirma que os Estados Unidos estão fora da fase de pandemia

Médico da Casa Branca afirma, no entanto, que o coronavírus não vai ser erradicado e que as pessoas devem se vacinar todos os anos

0
488
Dr. Anthony Fauci (Foto: NBC)
Dr. Anthony Fauci (Foto: NBC)

Os Estados Unidos estão fora da fase de pandemia, segundo o médico da Casa Branca, Anthony Fauci. O infectologista afirma que hoje não existem 900 mil infecções diárias, milhares de mortes e hospitalizações como em 2020 e em 2021. “Estamos em um nível baixo de infecções agora. Então, se você me perguntar se estamos fora da fase de pandemia neste País eu vou te dizer que sim, estamos”, disse Fauci ao programa PBS NewsHour.

O médico afirma, no entanto, que o coronavírus não vai ser erradicado e que, se as pessoas se vacinarem todos os anos, o número de contaminações vai se manter baixo.

“Vírus como o sarampo, polio e a varíola não sofrem (muitas) mutações, mantêm-se estáveis por muitos e muitos anos. A covid-19, por sua vez, teve cinco variantes (importantes) em dois anos e meio, e a duração da imunidade não é vitalícia, o que nos coloca na situação de uma vacinação periódica, como é com a influenza”, explicou ele.

O especialista afirma que a realidade dos Estados Unidos não é a mesma dos outros países e, por essa razão, a Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda não declarou o fim da fase de pandemia.

“Pandemia significa rápido contágio e ao redor do mundo, em muitos lugares, o vírus ainda está se espalhando rapidamente. Então, se você analisar a situação global, não há dúvidas de que ainda temos uma situação de pandemia”.