Fauci alerta para possível aumento da covid-19 nos EUA: ‘Não é hora de declarar vitória’

Assim como ocorre em partes da Europa e Ásia, cientistas americanos temem que a versão extra-contagiosa da variante ômicron, BA.2, possa em breve fazer com que os casos voltem a subir no país

0
924
Dr.Anthony Fauci, principal conselheiro do governo Biden para assuntos relacionado à pandemia (foto: NBC)

O aumento da covid-19 em algumas regiões da Europa e Ásia fez com que cientistas dos EUA temam que a versão extra-contagiosa da variante ômicron, BA.2, possa em breve fazer com que os casos voltem a subir também no país. O infectologista Anthony  Fauci, principal conselheiro do governo Biden para assuntos relacionado à pandemia, alertou que “não é hora de declarar vitória contra o vírus”. “Realmente devemos estar preparados”, disse ele no programa “This Week” da ABC.  Fauci declarou que a subvariante BA.2, responsável pelas novas infecções em outros países, é mais contagiosa que a variante ômicron, embora também cause sintomas menos graves na maioria das pessoas.

Com cerca de 65% da população vacinada, os casos de covid têm permanecido baixos nos EUA. No momento, o governo não prevê a retomada de medidas restritivas como máscaras em locais abertos e distanciamento social. Entretanto, Fauci disse que “é preciso ter flexibilidade”. As vacinas, de acordo com ele, parecem ser igualmente eficazes contra os dois tipos de ômicron, mas é possível que ocorram infecções em pessoas vacinadas.  O médico afirmou, ainda, que continua sendo crítico para o Congresso continuar financiando testes, tratamentos e doses de reforço, que em breve, poderão estar em maior necessidade.