Esportes Geral

Favorita da equipe de ginástica dos EUA desiste de competir e alega problemas emocionais

Simone Bile retirou-se das competições individual e por equipe e disse que precisa preservar sua saúde mental

A atleta Simone Biles, de 24 anos, maior estrela da ginástica artística da equipe americana no Jogos Olímpicos em Tóquio desistiu de competir a final individual geral do esporte.

A desistência foi comunicada nesta quarta-feira (28), um dia após ela encaixar um salto com erro de aterrissagem durante a competição por equipes e também ter pedido para sair da modalidade. 

Biles já ganhou mais de 30 medalhas em mundiais e Olimpíadas, incluindo quatro ouros na Rio 2016 e não era a ocupasse outro lugar além do mais alto do pódio no Japão.

Após o desempenho abaixo dos seus padrões na prova, especulou-se que a americana teria se lesionado, o que foi desmentido pela própria, afirmando que sua decisão foi por questões emocionais.

Em uma coletiva de imprensa, a ginasta disse a que decisão foi tomada para preserver sua saúde mental.

“Acho que a saúde mental é mais importante nos esportes nesse momento. Temos que proteger nossas mentes e nossos corpos, e não apenas sair e fazer o que o mundo quer que façamos”, disse 

No início da semana, a atleta havia postado em seu Instagram que às vezes sente “o peso do mundo” em seus ombros.

A equipe de ginástica dos Estados Unido apoiou a decisão de Biles. “Sua força e coragem para focar no seu bem-estar é algo com que todos podemos aprender”, declarou o USA Gymnastics em um tweet. “Obrigado por ser o líder que você é.”

Dominique Moceanu, uma ginasta aposentada dos EUA e medalhista de ouro em 1996, disse que a decisão de Biles “demonstra que os atletas têm algo a dizer sobre sua própria saúde.”

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo