Estados Unidos Geral Manchete

FBI desarticula plano de atentado terrorista em São Francisco

Ex-marine e simpatizante do ISIS planejava ataque com explosivos, armas e caminhão no dia de Natal

Everitt Aaron Jameson

Um ex-marine (fuzileiro naval) foi preso depois que uma investigação descobriu que ele planejava um atentado terrorista durante as festas de fim de ano no Pier 39, em São Francisco, um popular ponto turístico da cidade, revelou a US District Court da Califórnia.

Everitt Aaron Jameson, 26 anos, de Modesto, Califórnia, foi preso acusado de tentativa de promover apoio material para uma organização terrorista estrangeira, segundo nota do Departamento de Justiça divulgada para a imprensa.

Embora não haja nenhuma outra ameaça conhecida a São Francisco, a polícia reforçou a presença na cidade, disse o prefeito London Breed em nota. Um porta-voz do FBI informou que não há mais nenhuma ameaça conhecida na Bay Area. Jameson negou todas as acusações.

O FBI começou a investigar Jameson quando percebeu sua atividade nas mídias sociais, “curtindo” ou “amando” postagens sobre ataques terroristas e o ISIS, diz a ocorrência policial. Agentes disfarçados do FBI fingindo ligações com o ISIS então entraram em contato com Jameson, e o suspeito comentou com um agente sobre o plano de atentado em São Francisco.

Jameson encontrou-se com o agente do FBI no dia 16 de dezembro e disse a ele que queria conduzir um atentado terrorista com armas e explosivos no Pier 39, diz a ocorrência. Ele disse que conhecia bem a área e que usaria explosivos para “afunilar” as pessoas em direção a uma área onde ele poderia causar mais vítimas, continua a ocorrência. “Ele disse também que o dia de Natal seria perfeito para o atentado”, diz também a ocorrência.

O ataque seria no molde do atentado de 31 de outubro, em New York, quando um homem jogou um caminhão contra ciclistas, matando oito pessoas, segundo a ocorrência. Jameson disse que tinha começado a trabalhar como motorista de caminhão, o que poderia ser útil no atentado. Mostrou lealdade ao ISIS e seu líder, e ofereceu doar dinheiro e contribuir com sua experiência com armas, diz a ocorrência. Ele serviu como US Marine em 2009 e chegou a obter qualificação como atirador com rifle, mas foi dispensado mais tarde por não ter revelado a condição de asmático, diz a ocorrência.

No dia 20 de dezembro, as autoridades deram uma busca em sua casa em Modesto e encontraram armas, cartuchos vazios, munição e fogos de artifício, diz a ocorrência.

Jameson permanece detido. Se condenado, pode pegar até 20 anos de cadeia e ter de pagar $250 mil de multa, segundo o Departamento de Justiça.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo