Estados Unidos

FDA aprova lentes que retardam progressão da miopia infantil

A tecnologia, desenvolvida pela EssilorLuxottica e vendida sob a marca Essilor Stellest, já é utilizada em diversos países da Europa e da Ásia

O uso excessivo de telas e a diminuição das atividades ao ar livre são apontados como fatores que impulsionaram o aumento no número de casos de miopia infantil (Foto: Freepik)
O uso excessivo de telas e a diminuição das atividades ao ar livre são apontados como fatores que impulsionaram o aumento no número de casos de miopia infantil (Foto: Freepik)

A Food and Drug Administration (FDA) liberou a comercialização de um novo tipo de lente de óculos capaz de retardar a progressão da miopia no público infantil. Com a autorização, médicos de todo o país poderão prescrevê-las para crianças de 6 a 12 anos com situações clínicas específicas. Oftalmologistas veem a decisão como um avanço no tratamento desses pacientes, cuja miopia pode evoluir para complicações mais severas, como glaucoma, descolamento de retina e miopia alta.

Diferentemente das lentes tradicionais, que apenas corrigem o erro refrativo, a inovação foi desenvolvida para reduzir o ritmo de avanço da miopia. Para isso, utiliza uma combinação de zona central de correção e anéis de microelementos que modificam a distribuição da luz na retina. Esse mecanismo ajuda a desacelerar o alongamento axial do globo ocular, processo que leva à piora gradual da condição.

Estudos clínicos da FDA apontam que crianças que utilizaram o novo tratamento por dois anos registraram redução significativa na progressão da miopia e na alteração do comprimento ocular, em comparação àquelas que usaram lentes convencionais. A tecnologia, desenvolvida pela EssilorLuxottica e vendida sob a marca Essilor Stellest, já é utilizada em diversos países da Europa e da Ásia e deve chegar às óticas americanas nas próximas semanas.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo