Estados Unidos

FDA aprova quarta dose da vacina contra a covid para maiores de 50 anos

As pessoas que receberam o segundo reforço do imunizante tiveram um aumento de 10 vezes nos níveis de anticorpos capazes de combater a doença, segundo o FDA

FDA autoriza quarta dose para maiores de 50 anos (foto: Flickr)

O US Food and Drug Administration (FDA) autorizou, nesta terça-feira (29), a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 para maiores de 50 anos. A dose de reforço deve ser aplicada pelo menos quatro meses depois da terceira dose. A autorização foi concedida às vacinas da Pfizer e Moderna.

A quarta dose já estava disponível para pessoas acima de 12 anos com sistema imunológico frágil. Agora, depende do aval do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) para que o reforço esteja disponível para adultos dessa faixa etária.

“Com base em uma análise de dados, uma segunda dose de reforço das vacinas Pfizer/BioNTech ou da Moderna pode ajudar a aumentar os níveis de proteção para indivíduos de alto risco”, disse Peter Marks, responsável pelo centro biológico da agência.  

A FDA informou que um estudo sobre a quarta dose das duas vacinas está em andamento entre profissionais de saúde israelenses. Eles confirmaram que as pessoas que receberam o segundo reforço do imunizante tiveram um aumento de 10 vezes nos níveis de anticorpos capazes de combater a doença.

“Além disso, os dados mostram que uma dose adicional de reforço é fundamental para proteger todos os adultos das formas mais graves da covid-19. Então, todos aqueles que ainda não tomaram a dose de reforço, devem fazer isso o quanto antes”, enfatizou Marks.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo