Antonio Tozzi Esportes

Fifa confirma novo Mundial de Clubes entre junho e julho de 2025

Este é o troféu destinado ao ganhador do primeiro Mundial de Clubes no novo formato designado pela Fifa. Palmeiras, Flamengo e Fluminense já estão garantidos na competição (Foto: Ministry of Sport)
Este é o troféu destinado ao ganhador do primeiro Mundial de Clubes no novo formato designado pela Fifa. Palmeiras, Flamengo e Fluminense já estão garantidos na competição (Foto: Ministry of Sport)

O Conselho da Federação Internacional de Futebol (Fifa) se reuniu no domingo (17), em Jeddah, na Arábia Saudita, e definiu os detalhes do novo Mundial de Clubes da entidade, que terá a edição inicial em 2025. O torneio, que reunirá 32 equipes, será disputado nos Estados Unidos entre 15 de junho e 13 de julho.

O período destinado à competição compreende a reta final da temporada europeia e o meio das competições brasileiras e sul-americanas. O Brasil tem três clubes classificados à edição inaugural deste novo Mundial: Palmeiras, Flamengo e Fluminense, campeões das Libertadores de 2021, 2022 e 2023, respectivamente. O vencedor de 2024 também se garantirá no torneio.

Ainda segundo a Fifa, a partir do ano que vem, haverá uma competição anual, com nome de Copa Intercontinental, reunindo os campeões das sete confederações. O formato se assemelha ao do atual Mundial, com uma diferença: o vencedor da Liga dos Campeões de Europa vai direto à final, enquanto os demais times–entre eles o ganhador da Libertadores–se enfrentarão em confrontos eliminatórios.

Outra definição anunciada pelo Conselho da Fifa foi a das sedes dos próximos Mundiais sub-20. O masculino, em 2025, será no Chile. O feminino, em 2026, na Polônia.

“É ótimo ver novas medidas aprovadas pelo Conselho da Fifa, enquanto continuamos a nos esforçar para alcançar nosso objetivo de tornar o futebol verdadeiramente global”, comentou o presidente da entidade, Gianni Infantino, no Instagram.

A América do Sul tem direito a seis lugares no novo Mundial. Além dos quatro campeões da Libertadores entre 2021 e 2024, outras duas equipes serão definidas por meio de um ranking, cujos critérios ainda serão divulgados. A Europa terá 12 equipes, sendo quatro vencedores da Liga dos Campeões (também 2021 a 2024) e oito times via ranking.

As confederações das Américas do Norte, Central e Caribe, da Ásia e da África terão quatro vagas cada um. Já a Oceania terá um representante, assim como o país-sede–que, no caso de 2025, serão os Estados Unidos.

Times já classificados para o Mundial de 2025

América do Sul – Palmeiras, Flamengo e Fluminense

Europa – Chelsea (Inglaterra), Real Madrid (Espanha) e Manchester City (Inglaterra)

Américas Central e do Norte – Monterrey (México), Seattle Sounders (Estados Unidos) e León (México)

Ásia – Al Hilal (Arábia Saudita) e Urawa Reds (Japão)

África – Al Ahly (Egito) e Wydad Casablanca (Marrocos)

Ranking da Conmebol

Esta semana a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) divulgou o ranking atualizado dos clubes filiados à entidade. O Palmeiras lidera o ranking, seguido por Boca Juniors, River Plate e Flamengo. De acordo com o critério determinado pela entidade que comanda o futebol na América do Sul, apenas dois clubes por país podem participar desse Mundial de Clubes marcado para junho e julho de 2025 nos Estados Unidos.

O Brasil já excedeu esse número porque três representantes da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) conquistaram a Copa Libertadores da América: Palmeiras em 2021, Flamengo em 2023 e Fluminense em 2023 – inclusive o Flu pode se sagrar campeão mundial na sexta-feira, 22 de dezembro, quando enfrentará o Manchester City na final do Mundial de Clubes da Fifa.

Desse modo, outra equipe brasileira somente participará do novo formato do primeiro Mundial de Clubes organizado pela Fifa se vencer a Copa Libertadores da América em 2024. Portanto, se algum dos três já classificados conquistar a Glória Eterna no próximo ano, a Conmebol seguirá o critério de ranking. Desse modo, estariam classificados para o super torneio o Boca Juniors e o River Plate da Argentina e o Olimpia do Paraguai. Ironicamente, Boca Juniors e Olimpia não disputarão a Libertadores em 2024 e podem perder pontos em relação a outras equipes que estão abaixo delas no ranking.

Também a UEFA (Confederação Europeia de Futebol) confirmou a presença dessas equipes no Mundial de Clubes de 2025, de acordo com suas posições no ranking: Bayern de Munique, PSG, Inter de Milão, Porto, Benfica. Ainda restam mais três ou quatro vagas para compor o total de equipes europeias na competição.

A Fifa determinou que o Mundial de Clubes terá a participação de 12 equipes da Europa, 6 da América do Sul, 4 da América do Norte, 4 da Ásia, 4 da África, 1 da Oceania e 1 do país-sede (EUA).

A boa notícia para os clubes participantes refere-se à premiação concedida pela Fifa. Os 32 classificados receberão 50 milhões de euros, somente pela participação. À medida que forem avançando na competição, a premiação vai subindo, cabendo ao clube campeão uma premiação em torno de 100 milhões de euros. Realmente, para os clubes filiados a confederações com menos recursos é uma soma polpuda.

Só para ficar nos clubes brasileiros já confirmados, isso significará um portentoso aporte de recursos para os cofres de Palmeiras, Flamengo e Fluminense. No entanto, eles terão de administrar seus elencos porque a participação na competição significará a utilização de equipes formadas por reservas pouco utilizados e por atletas da base nos torneios que estarão sendo disputados naquele período.

A Fifa anunciou também no domingo (17) a realização da Copa Intercontinental. O torneio será disputado anualmente. A divulgação aconteceu após reunião do Conselho da entidade em Jedá, na Arábia Saudita, onde ocorre o Mundial de Clubes 2023 — o último no atual formato.

A Copa Intercontinental da Fifa continuará envolvendo os campeões continentais de cada ano, mas não terá mais representante do país-sede. Além disso, o vencedor da Champions League já estará garantido na final, que será em local neutro. As outras equipes irão disputar um playoff.

O novo torneio anual já havia sido aprovado pela Fifa, em março. Agora, a entidade definiu o formato do torneio. A final do ano que vem será no dia 18 de dezembro. O campeão europeu está garantido na decisão. Seu adversário sai de um jogo em campo neutro no dia 14 de dezembro. As datas das primeiras fases da competição ainda não foram definidas.

Formato da Copa Intercontinental:

Fase 1

Há duas chaves. Na primeira, estão os campeões de África, Ásia e Oceania. Na outra, os campeões da Libertadores e da Concacaf (Américas do Norte e Central).

Na chave 1, o time da Oceania sempre disputa o primeiro jogo como visitante contra um africano ou um asiático. Quem vencer essa partida visita o time que ficou na espera para definir o ganhador da chave. A definição de quem disputa a primeira partida será feita por sorteio em 2024. Depois, será alternada a cada ano. Logo, se o campeão africano receber o da Oceania no primeiro jogo em 2024, no ano seguinte o campeão da Oceania abre a competição visitando o representante asiático.

Na chave 2, o campeão da Libertadores enfrenta o da Concacaf em jogo único na casa de um dos dois times. O mandante de 2024 será definido por sorteio. Depois, o mando de campo será alternado a cada ano.

Fase 2

Chamada pela Fifa de playoff, essa fase será disputada em campo neutro, no mesmo local da decisão. O vencedor da chave 1 da primeira fase enfrenta o vencedor da chave 2, em jogo único. Em 2024, essa partida será no dia 14 de dezembro (local a definir).

Fase 3 (final)

Disputada em campo neutro em jogo único, a final terá de um lado o campeão europeu. Do outro, o vencedor da fase 2. Em 2024, a decisão será em 18 de dezembro (local a definir).

Ou seja, esse formato se aplica ao novo formato do Torneio Intercontinental de Clubes que começará no ano que vem. Com essa nova fórmula, fica evidente o favorecimento aos times da Europa, pois o campeão da Champions League estará automaticamente classificado para a final da competição, apenas aguardando seu adversário que será definido depois de playoffs eliminatórios.


Manchester City e Fluminense vão disputar o Mundial de Clubes nesta sexta (22) na Arábia Saudita

Manchester City e Fluminense disputam pela primeira vez o Mundial de Clubes (Fotos: mancity.com e fluminense.com.br)
Manchester City e Fluminense disputam pela primeira vez o Mundial de Clubes (Fotos: mancity.com e fluminense.com.br)

O Manchester City confirmou seu favoritismo e bateu o Urawa Red Diamonds, classificando-se para enfrentar o Fluminense – que garantiu sua vaga ao vencer o Al-Ahly, do Egito -, na decisão do Mundial de Clubes da Fifa, em jogo que acontece nesta sexta-feira (22). A partida entre Fluminense x Manchester City, está marcada para 1:00 pm (horário de New York), e será transmitida pelos canais FIFA+ e FIFA You Tube nos EUA.

Mesmo sem contar com os craques Erling Haaland e Kevin de Bruyne – os dois e o belga Jeremy Doku foram cortados da competição -, o time do técnico Pep Guardiola venceu a equipe japonesa por 3 a 0, abrindo o placar com Höibraaten contra e com Kovacic e Bernardo Silva dando números finais ao placar.

O primeiro tempo foi todo dominado pelo Manchester City, mas jogando sem centroavante o time inglês apostava na troca de passes para vencer a defesa do Urawa. Sem sucesso, era preciso recorrer aos chutes de média distância, bem defendidos pelo goleiro Nishikawa. O gol só saiu nos acréscimos, justamente em uma das poucas jogadas do City pela lateral: após tabelar na direita, Matheus Nunes cruzou rasteiro para a área, o zagueiro Höibraaten tentou cortar e acabou marcando contra.

O City continuou mandando na partida e não precisou se esforçar para ampliar o marcador no segundo tempo diante de um Urawa que precisou sair para o ataque. Logo aos seis minutos, o lateral Walker avançou com a bola e fez um lançamento perfeito para Kovacic fazer 2 a 0. Aos 13, Nishikawa espalmou o chute de Matheus Nunes, mas Bernardo Silva marcou no rebote. Mesmo administrando o resultado, o City seguiu dominando a partida até o fim.

O duelo entre Pep Guardiola, considerado o melhor técnico do mundo, e Fernando Diniz, apontado como um treinador com conceitos revolucionários, será um desafio à parte. Os times comandados por eles têm como princípio básico controlar a posse de bola e construir jogadas que resultem em gols. O clube inglês é apontado como favorito, mas o jeito peculiar de jogar do Fluminense pode impor dificuldades ao atual campeão europeu, além do fato de o Manchester City estar desfalcado de jogadores importantes como os já citados acima.

Enfim, o Tricolor carioca entra na final na condição de zebra. Mas, como no futebol tudo pode acontecer, quem sabe o Fluminense não retorne de Jeddah com a taça de campeão do Mundial de Clubes na bagagem.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo