Esportes Geral

Filipinas conquista 1ª medalha de ouro da história do país nos Jogos Olímpicos

A halterofilista Hidilyn Diaz bateu a favorita chinesa e entrou para a história da nação asiática ao quebrar um jejum de quase 100 anos sem um primeiro lugar no pódio olímpico

Hidilyn Diaz estabeleceu um novo recorde na categoria levantamento de pesos (foto: Reprodução ESPN)

A halterofilista Hidilyn Diaz fez história na segunda-feira (26), ao se tornar a primeira atleta das Filipinas a ganhar ouro em uma Olimpíada.

Além do título, a jovem de 30 anos bateu o recorde olímpico ao levantar 224 kg. A prata ficou com a chinesa Liao Qiuyun, que era a favorita e levantou só um quilo a menos.

O porta-voz presidencial das Filipinas, Harry Roque, parabenizou Diaz por “trazer orgulho e glória” à nação insular em um comunicado postado no Twitter na segunda-feira. “Toda a nação filipina está orgulhosa de você”, disse ele.

Desde que mandou sua primeira delegação para participar dos Jogos Olímpicos de Paris, em  1924, a nação do sudeste asiático de cerca de 108 milhões de habitantes conquistou apenas 10 medalhas: 3 pratas e 7 bronzes.

Diaz está em sua quarta Olimpíada. Mas antes mesmo da vitória desta segunda-feira, ela já havia garantido seu lugar entre os memoráveis ao conquistar a medalha de prata nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016 – a primeira para uma mulher de seu país.

Devido a restrições ligadas à pandemia de covid-19 nas Filipinas, a atleta treinou na Malásia. Em um vídeo postado no Instagram, ela usa garrafas de água presas a uma vara de madeira para treinar.

“Sim, eu faço isso. Eu carrego uma garrafa de água para meu treinamento de levantamento de peso. É difícil, mas sobrevivemos, ainda vivendo o sonho em meu coração”, dizia a legenda.

Como prêmio, ela receberá  33 milhões de pesos filipinos ( cerca de $655 mil) sendo 10 milhões do governo e 23 milhões da iniciativa privada. 

Além do dinheiro, que é uma fortuna para os padrões econômicos do país, a atleta vai ganhar uma casa de 14 milhões de pesos (quase $280 mil) de uma imobiliária. 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo