Estados Unidos

Fim do Obamacare é aprovado pela Câmara

Aprovação é considerada uma importante vitória para Trump; projeto segue para o Senado

Moradores da Flórida terão mais tempo para se inscrever no Obamacare
Obamacare (foto: wikimedia)

O presidente Donald Trump conseguiu uma importante vitória na tarde desta quinta-feira (4). Os Republicanos conseguiram reunir o número de votos necessários na Câmara (House of Representatives) para aprovar a lei que substitui o Obamacare. A revogação do programa de saúde do ex-presidente Barack Obama. Desde a campanha presidencial, o Republicano promete desmantelar as políticas implementadas pelo seu antecessor democrata.

Em março, a primeira tentativa de aprovar a nova legislação fracassou, sob forte resistência dos Democratas. Mas a Casa Branca e os líderes republicanos negociaram com as alas moderada e conservadora do partido para elaborar um texto mais aceitável para a maioria.

O projeto, que precisava de 216 votos para passar, obteve 217 votos a favor e 213 contra. Nenhum Democrata votou pela aprovação do “Trumpcare”. Atualmente, a Câmara de Representantes é integrada por 238 republicanos e 193 democratas. Agora, o projeto deve ser debatido nas próximas semanas pelo Senado, onde provavelmente será muito modificado.

O plano de reforma do sistema de saúde de Trump sofreu um grande revés no dia 24 de março, quando a oposição dentro do seu próprio Partido Republicano forçou o adiamento da votação. O presidente dos EUA reagiu dando um ultimato aos legisladores republicanos, reunidos no Capitólio, para que aprovassem a derrogação e a substituição do Obamacare de qualquer modo.

“O desastroso Obamacare provocou mais custos e menos opções. Isto só vai piorar! Devemos derrogá-lo e substituí-lo. Aprovem a lei!”, escreveu Trump no Twitter oficial da Casa Branca na ocasião.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo