Antonio Tozzi Esportes

Flamengo vence Palmeiras e entra na briga pelo título

Após uma fase ruim, Pedro voltou a marcar gols e anotou dois deles na vitória sobre o Palmeiras no Maracanã (Foto: Gilvan Souza/CRF)
Após uma fase ruim, Pedro voltou a marcar gols e anotou dois deles na vitória sobre o Palmeiras no Maracanã (Foto: Gilvan Souza/CRF)

O futebol brasileiro pode não ser o melhor do planeta, mas certamente é o mais empolgante do mundo. Após o encerramento do primeiro turno, analistas e torcedores apostavam que o Botafogo seria campeão brasileiro após 28 anos de jejum. A dúvida era apenas em qual rodada isto ocorreria.

Porém, a imprevisibilidade dos times brasileiros se fez presente e de modo particular a do Botafogo. O time carioca era apontado para ser uma equipe de meio de tabela ou talvez para brigar pela permanência na Série A. Entretanto, um primeiro turno assombroso colocou o time da Estrela Solitária no topo da tabela, com 100% de aproveitamento no Estádio Nilton Santos, cujo gramado sintético, batizado de “tapetinho”, se tornou um forte aliado dos botafoguenses.

No entanto, a virada de turno está mostrando um cenário bem diferente. Após ter perdido a invencibilidade como mandante para o Flamengo em seu estádio, a sorte mudou e começaram a surgir uma série de resultados adversos, permitindo a aproximação dos rivais. A derrota mais emblemática foi para o Palmeiras, na semana passada, quando dominou o Alviverde paulista no primeiro tempo e abriu 3 a 0. No final da partida, sofreu uma virada de 4 a 3. Na sequência, foi derrotado pelo Vasco no clássico carioca e viu sua gordura evaporar.

Essa instabilidade do Glorioso deu chance para a aproximação do próprio Palmeiras e do Red Bull Bragantino, que antes pensavam apenas em ficar no G4 para garantir vagas diretas de classificação à Copa Libertadores da América do próximo ano. Para sorte do Fogão, os dois foram derrotados, mas outros se aproximam, como o Flamengo, o Atlético-MG e o Grêmio, seu adversário na quinta-feira (9). Enfim, o final do Brasileirão ficou empolgante, com seis equipes brigando pelo título, com ligeira vantagem para o Botafogo e Red Bull Bragantino por terem  jogado menos partidas e ocuparem a parte alta da tabela de classificação, 

Um dos novos postulantes ao título é o Flamengo que venceu o Palmeiras por 3 a 0, com autoridade, na quarta-feira (8), no Maracanã. Com dois gols de Pedro e um de Arrascaeta, a equipe de Tite dominou a partida desde o início e, com o resultado, diminuiu a distância para o topo da tabela.

Com a vitória, o Flamengo chegou a 56 pontos em 32 jogos, diminuindo a distância para o Palmeiras, com 59, derrotado pelo Rubro-Negro, e para o Bragantino, com 58, que perdeu para o São Paulo nesta quarta-feira.

A próxima partida do Flamengo será no sábado (11), contra o Fluminense no Maracanã. O Palmeiras volta a campo no mesmo dia, contra o Internacional, no Allianz Parque.

São Paulo bate Red Bull Bragantino e se afasta do Z4

Depois de muito tempo sem marcar, Erison anotou o gol da vitória do São Paulo sobre o Red Bull Bragantino (Foto: Rubens Chiri/SPFC)
Depois de muito tempo sem marcar, Erison anotou o gol da vitória do São Paulo sobre o Red Bull Bragantino (Foto: Rubens Chiri/SPFC)

O título da Copa do Brasil colocou o Tricolor paulista na Copa Libertadores da América em 2024. Mas sua pontuação no Brasileirão (onde não venceu uma partida fora de casa) ainda preocupava, pois estava perto do Z4.

Mas o São Paulo agitou a disputa pelo título do Campeonato Brasileiro na quarta-feira (9) e ainda respirou aliviado por escapar da zona de rebaixamento. Na Vila Belmiro, o Tricolor jogou bem, venceu o Red Bull Bragantino por 1 a 0 e impediu que o Massa Bruta ocupasse a primeira colocação na abertura da 33ª rodada. O gol marcado por Erison, em cobrança de pênalti nos acréscimos da segunda etapa, em lance que teve revisão do VAR, fez a equipe são-paulina se afastar do grupo que luta contra o rebaixamento. Ironicamente, Erison pertence ao Botafogo e está emprestado ao clube paulista.

Com a vitória, o São Paulo chega aos 45 pontos e sobe para a 9ª colocação na abertura da rodada. O Bragantino continua com 58 pontos, um atrás de Botafogo e Palmeiras. 

Um acordo entre São Paulo e Santos permitiu aos tricolores mandar a partida na Vila Belmiro. Em casa por um dia no local, o Tricolor levou suas cores para o estádio e hasteou sua bandeira em uma das entradas do estádio, com direito a registro na rede social do clube. A exposição do símbolo são-paulino no local causou repercussão negativa, e a bandeira foi retirada.

No domingo (12), o São Paulo volta à Vila Belmiro, desta vez na condição de visitante, para enfrentar o Santos no clássico San-São, enquanto o Red Bull Bragantino recebe o Botafogo em um choque pela liderança do Brasileirão, em Bragança Paulista.

América-MG é o primeiro clube rebaixado para a Série B de 2024

No duelo dos desesperados, o Coritiba venceu o América-MG por 3 a 0, no Independência, ganhou sobrevida na luta contra o rebaixamento e decretou matematicamente a queda do time mineiro à Série B do Campeonato Brasileiro. Bruno Gomes, Moreno e Robson marcaram os gols do jogo válido pela 33ª rodada.

Vindo de duas derrotas em casa, o Coritiba ganhou sobrevida no campeonato. Porém, necessita vencer seus compromissos e tropeços contra adversários diretos para ter uma chance, remota, de permanecer na elite. O Coxa ainda é o penúltimo colocado, agora com 26 pontos. O primeiro clube fora do Z-4 soma 37 pontos. Restam 15 pontos em disputa. 

Depois de três temporadas na Série A, o América está rebaixado, após somar apenas 21 pontos em 99 disputados e não ter mais chances matemáticas de permanecer. Foram quatro vitórias, nove empates e 20 derrotas até a queda matemática na quarta (8). Na caminhada para a Série B, a equipe viveu longos períodos de jejum. O último vigente. São 12 rodadas sem vencer, com seis derrotas e seis empates, aproveitamento que afundou o time de vez na zona do rebaixamento do Brasileirão.

O América Futebol Clube comunica a saída do técnico Fabián Bustos nesta quinta-feira (9). Além do treinador argentino, três profissionais do staff que vieram com ele deixam o Coelho: Edgardo Adinolfi (auxiliar), Marcos Conenna (preparador físico) e Jonathan Adrián (analista de desempenho).

O América agradece os serviços prestados e deseja boa sorte ao treinador para a sequência da carreira. O auxiliar da comissão permanente, Diogo Giacomini, comandará a equipe nas próximas rodadas do Brasileiro.

Flu e Colorado fazem jogo com poucas emoções

Na primeira partida após o título da Conmebol Libertadores, o Fluminense reencontrou o Inter no Beira-Rio, rival nas semis do torneio continental, e ficou no empate sem gols na noite da quarta-feira (8), pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time gaúcho criou mais chances, mas não conseguiu tirar o zero do placar e segue no “limbo”, com poucos riscos de rebaixamento, mas muito distante de vaga no G-6.

Com o empate, o Inter é 11º colocado com 43 pontos, seis à frente do Cruzeiro, primeiro time do Z-4, e 10 longe do Flamengo, que neste momento fecha o G-6. Já o Fluminense, garantido na próxima Libertadores como detentor do título, está em oitavo lugar, com 46 pontos.

Foi a primeira aparição do Fluminense como campeão da América. O técnico Fernando Diniz utilizou quase todos os jogadores que estiveram em campo contra o Boca Juniors, mas não conseguiu sair do zero. Após o apito final no Beira-Rio, a torcida tricolor entoou gritos de “campeão” e “eliminado”, em referência à classificação do Flu exatamente em cima do Inter nas semifinais.

As duas equipes voltam a campo no próximo sábado (11), pela 34ª rodada do Brasileirão. O Fluminense tem clássico diante do Flamengo, no Maracanã. Mais tarde, o Inter visita o Palmeiras, na Arena Barueri.

Empate entre Furacão e Laion é ruim para os dois

William Bigode fez o gol de empate do Athletico na Ligga Arena no duelo contra o Fortaleza (Foto: José Tramontin/athletico.com.br)
William Bigode fez o gol de empate do Athletico na Ligga Arena no duelo contra o Fortaleza (Foto: José Tramontin/athletico.com.br)

Athletico e Fortaleza empataram em em 1 a 1 na noite da quarta-feira (8), na Ligga Arena, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Guilherme abriu o placar para o Leão do Pici, e Willian Bigode igualou tudo para o Furacão. O resultado não foi bom para nenhum dos dois na briga por vaga na Libertadores 2024. O time atleticano segue na sétima posição e saiu vaiado pela torcida, enquanto a equipe tricolor caiu uma posição e está no meio da tabela. O Athletico manteve a sétima colocação, com 50 pontos. Já o Fortaleza é o 10º colocado, com 42 pontos. 

O Athletico volta a campo contra o Bahia no domingo (12), na Arena Fonte Nova. O Fortaleza visita o Cuiabá no mesmo dia, na Arena Pantanal. Os jogos são válidos pela 34ª rodada.

A rodada foi completada na quinta-feira (9) com as seguintes partidas: Botafogo x Grêmio, Corinthians x Atlético-MG, Goiás x Santos e Bahia x Cuiabá.


Lista de Fernando Diniz tem convocação de Endrick e Paulinho como novidades

Endrick se tornou o jogador mais jovem a ser convocado para a Seleção Brasileira depois de Ronaldo em 1994 (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Endrick se tornou o jogador mais jovem a ser convocado para a Seleção Brasileira depois de Ronaldo em 1994 (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Após conquistar a Libertadores com o Fluminense no último sábado (4), o técnico Fernando Diniz anunciou sua terceira convocação como treinador da seleção brasileira. A lista é para os jogos contra Colômbia, no dia 16, em Barranquilla, e Argentina, no dia 21, no Maracanã. A principal novidade é a presença de Endrick, atacante de 17 anos do Palmeiras, convocado pela primeira vez. Lesionados, Casemiro e Neymar não foram chamados.

Confira a lista dos convocados:

GOLEIROS: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City), Lucas Perri (Botafogo)

LATERAIS: Emerson Royal (Tottenham), Carlos Augusto (Inter de Milão), Renan Lodi (Olympique de Marselha)

ZAGUEIROS: Bremer (Juventus), Gabriel Magalhães (Arsenal), Nino (Fluminense), Marquinhos (PSG)

MEIO-CAMPISTAS: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Douglas Luiz (Aston Villa), Joelinton (Newcastle), Raphael Veiga (Palmeiras), Rodrygo (Real Madrid)

ATACANTES: Endrick (Palmeiras), Gabriel Jesus (Arsenal), Gabriel Martinelli (Arsenal), João Pedro (Brighton), Paulinho (Atlético-MG), Pepê (Porto), Raphinha (Barcelona) e Vinicius Junior (Real Madrid)

A grande e grata supresa da lista de Diniz!

Com 17 anos e três meses, Endrick é o jogador mais jovem convocado para a Seleção desde Ronaldo, em 1994. Fernando Diniz elogiou o atacante do Palmeiras, que irá para o Real Madrid em 2024.

“É um jogador que tem potencial para ser um dos grandes talentos. Não sabemos se vai se confirmar. Não é uma pressão. É um prêmio e uma visão de futuro do que este garoto pode ser. Um menino nascido em 2006 produzir o que ele produz me chama atenção. E neste momento vive o seu melhor momento, jogando contra grandes times do Brasil e consegue se sobressair´, avaliou o treinador da Seleção.

Além de Endrick, a lista tem outros três estreantes na Seleção, também para o ataque: João Pedro, ex-Fluminense que está no Brighton, Paulinho, do Atlético-MG, e Pepê, ex-Grêmio, que está no Porto. Todos atuaram por seleções de base e a equipe pré-olímpica, mas nunca foram chamados para o time principal do Brasil.


Brasil fecha melhor Pan da história com 205 medalhas

Atletas brasileiros participam da cerimônia de encerramento do Pan de Santiago: todas as metas estabelecidas pelo COB foram cumpridas (Foto: Wander Roberto/COB)
Atletas brasileiros participam da cerimônia de encerramento do Pan de Santiago: todas as metas estabelecidas pelo COB foram cumpridas (Foto: Wander Roberto/COB)

O desempenho do Brasil nos Jogos Pan-Americanos do Chile foi histórico. Nossos atletas conquistaram o recorde de medalhas com 205 pódios. Foram 66 ouros, 73 pratas e 66 bronzes. Do total, 184 medalhas foram conquistadas ou tiveram a participação de pelo menos um bolsista do Programa Bolsa Atleta do Governo Federal. Ou seja, 89,75% das medalhas do Brasil em Santiago têm a “digital” do programa, conforme divulgou o Minsitério do Esporte.

A delegação brasileira atingiu seu objetivo ao superar – e muito – os números de Lima 2019, em total de medalhas (169) e de ouros (54), além de repetir a segunda colocação no quadro geral de medalhas e ainda conseguir um grande número de vagas olímpicas. No total foram 140 vagas conquistadas direto para os Jogos de Paris 2024, incluindo esportes como o tênis de mesa, boxe e vela.

Outro marco histórico foi que pela primeira vez em Jogos Pan-Americanos as mulheres brasileiras superaram os homens no desempenho. Elas conquistaram 33 ouros, 32 pratas e 30 bronzes, um total de 95 medalhas, 3 a mais que os homens brasileiros, que ficaram com 30 ouros, 33  pratas e 29 bronzes. Em disputas mistas, o Brasil conquistou 3 ouros, 8 pratas e 7 bronzes, totalizando 18.

Em evento onde foi realizado um balanço da campanha em Santiago 2023, na Casa Brasil, Rogério Sampaio, diretor-geral do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e chefe de Missão do Brasil para o Pan, falou sobre o desempenho do país.

“Temos que comemorar sobretudo ter alcançado nosso principal objetivo, o resultado esportivo de ultrapassar 200 medalhas. É a realização de um sonho. Foi um grande feito superar o resultado de Lima. Sabíamos da dificuldade que seria ultrapassar aquelas medalhas, mas conseguimos. Vibrei com a conquista de cada um dos atletas, me emocionei com muitas delas”, disse.

Rogério também destacou as características do sucesso brasileiro. “Acho que o resultado, mais do que números, aponta para um futuro muito promissor. Em várias modalidades a gente vê atletas jovens sendo protagonistas, entendendo que hoje o atleta tem uma carreira longa, longeva, a gente fica imaginando o que o futuro nos aguarda”, completou.

Vagas olímpicas

Sobre as vagas olímpicas conquistadas, Sebastian Pereira, gerente executivo de alto rendimento, aproveitou para destacar o trabalho do Ministério do Esporte e a importância do Bolsa Atleta. “A gente sai daqui com a sensação dever cumprido. São 140 vagas diretas para os Jogos Olímpicos conquistadas, totalizando 143 atletas já classificados para Paris, que era o nosso objetivo. Esse resultado é a parte visível de um processo de preparação que acontece no Brasil com a junção de todos os atores que são extremamente importantes, incluindo o papel do Ministério do Esporte com o Bolsa Atleta, com o COB, clubes, federações e confederações. O Bolsa Atleta é tão fundamental que um dos pilares de sucesso no esporte, dentro de vários estudos que são elaborados, é justamente a tranquilidade financeira, onde entra o Bolsa para dar tranquilidade a quase todos os nossos esportistas que estão aqui no Pan e como eles valorizam esse suporte”, afirmou Sebastian.

A delegação brasileira em Santiago foi a maior da história do país em competições internacionais, com 635 atletas, sendo 469 (73,8%) beneficiários do Programa Bolsa Atleta do Governo Federal. O investimento previsto para 2023 nesses atletas é de R$ 20,69 milhões. A ginástica foi a que mais levou bolsistas a ganharem medalhas. Juntas, as modalidades artística, rítmica e de trampolim conseguiram 31 pódios, para o Brasil. Dos 37 atletas que subiram ao pódio, 36 são bolsistas, ou seja, 97,29% dos ginastas recebem o programa para auxílio na sua formação.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo