Estados Unidos Manchete

Florence provoca chuvas e inundações na Carolina do Norte

Olho do furacão deve atingir o solo na sexta-feira; furacão se move lentamente, o que preocupa os meteorologistas

Carolina do Norte já sente o efeito de Florence
Carolina do Norte já sente o efeito de Florence

O furacão Florence já está provocando chuvas e inundações na Carolina do Norte, à medida que o fenômeno avança para a costa. Mar revolto, muito vento e inundações foram registrados em Morehead City, na Carolina do Norte, onde o mar já ‘sugou’ alguns barcos que ainda estavam ancorados. Algumas áreas já sentem a intensidade do vento com força de furacão, por volta de 73 mph.

O furacão sustenta ventos de 100 mph, de acordo com o Nationa Hurricane Center.

O serviço de emergências da Carolina do Sul afirma que já há queda na energia elétrica nos condados de Carteret, Craven e Pender. Norfolk, no estado da Virginia, já está sofrendo com inundações.

O governador da Carolina do Sul, Henry McMaster, anunciou que uma prisão estadual localizada em uma zona de evacuação não será desocupada durante a passagem do furacão Florence. Segundo o governador, a estrutura é resistente o suficiente e está em uma região praticamente no limite da zona por onde Florence deve passar.

O NHC afirmou que a força do furacão Florence não deve diminuir muito antes da chegada à costa do país. Ele deve enfraquecer apenas à medida que seu centro se mover para dentro do continente. Como está se movendo muito lentamente, o perigo é que os efeitos sejam prolongados e ainda mais devastadores.

Quando tocar o solo, segundo o National Hurricane Center (NHC), os ventos chegarão a 80 mph (128 km/h­, ou seja, furacão de categoria 2. A velocidade dos ventos caiu, mas isso não quer dizer que será um furacão ‘calmo’, até porque a previsão é de alagamentos sem precedentes. “Não importa se o furacão chegar à categoria 1, nós ainda vamos ter tempestades e alagamentos de categoria 4”, afirma o meteorologista Chad Myers.

A tempestade deve ser a mais forte a atingir a região em três décadas. A previsão é que Florence fique sobre as Carolinas pelo menos até sábado (15), o que significa muita chuva (10 trilhões de galões), o suficiente para encher mais de 15 milhões de piscinas olímpicas.

Neste momento, o furacão está a cerca de 170 milhas de Wilmington, na Carolina do Norte, e a 220 milhas a leste de Myrtle Beach, na Carolina do Sul.

Pelo menos 800 voos foram cancelados ao longo da Costa Leste nesta quinta-feira (13). Mais de 1.7 milhão de pessoas deixaram suas casas nesses estados.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo