Florence se aproxima da costa dos EUA com ventos de 110 mph

Neste momento, o furacão está a cerca de 170 milhas de Wilmington, na Carolina do Norte, e a 220 milhas a leste de Myrtle Beach, na Carolina do Sul

0
2627
Imagem do furacão Florence registrada ontem pela Nasa (Foto Nasa Via Reuters))
Imagem do furacão Florence registrada ontem pela Nasa (Foto Nasa Via Reuters))

É com apreensão que os meteorologistas acompanham a chegada do furacão Florence à costa dos Estados Unidos a qualquer momento. Florence está a apenas 200 milhas dos estados da Carolina do Norte e do Sul com ventos de 110 mph (177 km/h) e deve tocar o solo ainda nesta quinta-feira (13).

O NHC afirmou que a força do furacão Florence não deve diminuir muito antes da chegada à costa do país. Ele deve enfraquecer apenas à medida que seu centro se mover para dentro do continente.

Quando tocar o solo, segundo o National Hurricane Center (NHC), os ventos chegarão a 80 mph (128 km/h­, ou seja, furacão de categoria 2. A velocidade dos ventos caiu, mas isso não quer dizer que será um furacão ‘calmo’, até porque a previsão é de alagamentos sem precedentes. “Não importa se o furacão chegar à categoria 1, nós ainda vamos ter tempestades e alagamentos de categoria 4”, afirma o meteorologista Chad Myers.

A tempestade deve ser a mais forte a atingir a região em três décadas. A previsão é que Florence fique sobre as Carolinas pelo menos até sábado (15), o que significa muita chuva (10 trilhões de galões), o suficiente para encher mais de 15 milhões de piscinas olímpicas.

Neste momento, o furacão está a cerca de 170 milhas de Wilmington, na Carolina do Norte, e a 220 milhas a leste de Myrtle Beach, na Carolina do Sul.

Pelo menos 800 voos foram cancelados ao longo da Costa Leste nesta quinta-feira (13). Mais de 1.7 milhão de pessoas deixaram suas casas nesses estados.

Leia mais.