Estados Unidos Manchete

Florence toca o solo e traz um volume catastrófico de chuvas

Furacão de categoria 1 tocou o solo às 7:15 da manhã em Wrigthsville Beach, na Carolina do Norte, trazendo chuvas torrenciais

14-09 Furacão Florence causa alagamentos na Carolina do Norte, na quinta-feira (13) Foto Eduardo Muñoz Reuters
14-09 Furacão Florence causa alagamentos na Carolina do Norte, na quinta-feira (13) Foto Eduardo Muñoz Reuters

O furacão Florence tocou o solo próximo à cidade de Wrightsville Beach, na Carolina do Norte, por volta de 7:15 da manhã  desta sexta-feira (14) como furacão de categoria 1, sustentando ventos de 90 mph e muita chuva.

Segundo o National Hurricane Center (NCH), dezenas de ruas de cidades próximas à costa estão completamente alagadas, 460 mil casas e estabelecimentos comerciais sem energia elétrica, a maior parte na Carolina do Norte.

Meteorologistas afirmam que Florence pode trazer quantidades ‘catastróficas’ de chuva para as Carolinas do Norte e do Sul nos próximos dias, já que se move lentamente. O NHC informa que o Florence está a 90 km a nordeste de Myrtle Beach, na Carolina do Sul, com ventos de 80 mph (130 km/h) e que deve enfraquecer gradualmente no final do dia e à noite.

A cidade de New Bern (NC) está ilhada e mais de 200 pessoas foram resgatas das enchentes. “Em questão de segundos, minha casa estava completamente alagada e a água chegou até o meu peito”, disse Peggy Perry, que teve que levar a família para o sótão à espera do resgate.

O furacão Florence vai chegar a um volume de 40 inches (101 cm) de chuva em algumas cidades da costa. O volume de chuva deve ser semelhante ao dos furacões Dennis e Floyd, em 1999. “A diferença é que naquele ano foram 14 dias de chuva e, ao o que parece, Florence vai trazer esse volume em três dias”, afirma o meteorologista Chris Wamsley.

Mais de 1.100 voos já foram cancelados na Costa Leste dos EUA.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo