Local Manchete

Flórida exige renovação anual da carteira de motorista para imigrantes com visto temporário

Nova regra entrou em vigor e afeta motoristas com status migratório temporário.

Flórida lança nova regra para motoristas com visto temporário. Foto: Reprodução TV

A partir de 1º de maio, o Departamento de Segurança Rodoviária e Veículos Motorizados da Flórida (FLHSMV) implementou uma nova regra que limita a validade das carteiras de motorista e carteiras de identidade emitidas para não-imigrantes com presença legal nos EUA a, no máximo, um ano, independentemente da duração do visto ou status migratório aprovado pelo USCIS. A medida oficializa uma prática que já ocorria em parte do estado, mas agora passa a valer de forma padronizada, e não afeta residentes permanentes legais (portadores de green card), cujas carteiras de motorista continuam a ter validade de até oito anos.

A mudança significa que imigrantes legais com status temporário — como portadores de vistos de estudante (F-1), trabalho (H-1B), intercâmbio (J-1) ou proteção humanitária — precisarão renovar suas carteiras de motorista anualmente. Anteriormente, a validade da carteira podia acompanhar o período autorizado pelo governo federal. Agora, a cada renovação, os solicitantes precisam apresentar documentos atualizados, como passaporte válido, formulário I-94 e comprovante de residência na Flórida. Além disso, a carteira emitida terá a palavra “TEMPORARY” (temporária) impressa em vermelho na parte inferior direita.

A mudança implica em mais idas aos escritórios do DMV, que já enfrentam alta demanda, com filas extensas e prazos mais longos para atendimento.

Para mais informações e a lista completa de documentos exigidos, consulte a seção oficial para não-imigrantes no site do FLHSMV.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo