Antonio Tozzi Esportes

Flu e Inter protagonizam jogaço no Maracanã

German Cano, artilheiro da Libertadores, com 11 gols, foi o grande protagonista do primeiro jogo da semifinal da Taça Libertadores da América (Foto: Marcelo Gonçalves e Mailson Santana/FFC)
German Cano, artilheiro da Libertadores, com 11 gols, foi o grande protagonista do primeiro jogo da semifinal da Taça Libertadores da América (Foto: Marcelo Gonçalves e Mailson Santana/FFC)

Jogos de semifinais e final normalmente são truncados. Não foi o que se viu na quarta-feira (27), no jogo de ida da semifinal da Libertadores. 

Fluminense e Internacional empataram em 2 a 2 em uma partida com alternâncias no placar e no campo que, com certeza, tirararam o fôlego dos torcedores tricolores e colorados. Mais do que isto, magnetizaram as atenções dos demais torcedores também, em virtude da qualidade do futebol demonstrado no palco da final da Copa Libertadores.

Era o encontro entre duas equipes em ascensão. O Tricolor vivia um bom momento no jogo até o momento em que Samuel Xavier foi expulso ainda no primeiro tempo. O Colorado cresceu, conseguiu a virada, mas não soube manter o ritmo. Mesmo com um a menos, o time da casa manteve a postura ofensiva e conseguiu o empate com Cano, que marcou duas vezes para o time da casa. Os gols do Inter foram marcados por Alan Patrick e Mallo.

Na semana que vem, dia 4 de outubro, as equipes voltam a se enfrentar no Beira-Rio. Vai avançar quem vencer em Porto Alegre. Antes, porém, as duas equipes voltam a campo no próximo sábado (30) pelo Brasileirão. O Fluminense enfrentará o Cuiabá, na Arena Pantanal. O Inter, por sua vez, receberá o Atlético-MG em Porto Alegre. 

O jogo apresentava uma bom equilíbrio no primeiro tempo, com as duas equipes apresentando um futebol ofensivo e aberto. O Fluminense vencia por 1 a 0 quando Samuel Xavier recebeu o segundo cartão amarelo, aos 44 minutos, por carrinho em Valencia. Com um a mais o Colorado cresceu e poderia ter encaminhado a classificação, se não fosse a reestruturação promovida por Diniz. De todo modo, Xavier já está fora do jogo de volta. Guga, que entrou ao longo da partida, teve boa atuação e deve ser o substituto.

Com mais de 61 mil pagantes no Maracanã, Tricolor supera a marca do Flamengo e domina a lista de maiores públicos. Além dos times cariocas, Fortaleza também aparece no top 10.

A outra semifinal foi jogada na quinta-feira (28) em Buenos Aires e reuniu Boca Juniors, ganhador de seis Libertadores, e Palmeiras, vencedor de três títulos. Infelizmente, em razão do fechamento desta edição, não foi possível divulgar o resultado desta partida. O vitorioso deste duelo enfrentará Internacional ou Fluminense.

Corinthians empata em São Paulo e Luxa é demitido 

Deu empate na primeira semifinal da Copa Sul-Americana entre Corinthians e Fortaleza: 1 x 1. A Fiel torcida lotou a Neo Química Arena – 42.196 pagantes e R$ 3.014.889,00 – e preparou uma bela festa, mas foi o Leão do Pici que começou melhor e saiu em vantagem. De cabeça, após cobrança de escanteio, José Welison abriu o placar aos 21 minutos. O Timão tinha dificuldades na criação, mas conseguiu buscar o empate com Yuri Alberto, ainda na etapa inicial. No segundo tempo, as duas equipes tiveram chances, mas o placar não mudou.

As duas equipes voltam a se enfrentar na próxima terça-feira (3), no Castelão. Quem passar pegará na final o vencedor do duelo entre Defensa y Justicia, da Argentina, e LDU, do Equador. A equipe equatoriana deu um grande passo para ser a finalista ao derrotar o time argentino por 3 a 0 em Quito na quarta-feira (27). A outra partida está marcada para quarta-feira (4) na Argentina.

Antes de decidirem uma vaga na final da Sul-Americana, Corinthians e Fortaleza entram em campo pelo Brasileirão, no sábado (30). O Timão faz clássico contra o São Paulo, no Morumbi. Já o Leão do Pici recebe o Grêmio, no Castelão.

Nota oficial

O Sport Club Corinthians Paulista informa que, a partir desta quarta-feira (27), o técnico Vanderlei Luxemburgo e sua comissão técnica não comandam mais a equipe principal masculina de futebol.

O clube agradece a todos pelo trabalho e dedicação e deseja sucesso aos profissionais na sequência de suas carreiras.

O substituto de Vanderlei Luxemburgo será Mano Menezes, que estava desempregado desde a saída dele do Internacional, onde foi substituído por Eduardo Coudet.

São Paulo entra no nirvana e Flamengo mergulha no inferno

Dois clubes tradicionais se encontraram nas partidas decisivas da Copa do Brasil. Ambos não viviam boa fase, mas o resultado final definiria o destino de cada um deles. O vencedor se encheria de moral e ganharia todos os louros enquanto o derrotado entraria numa espiral decrescente que abalaria suas estruturas.

Depois de terem eliminado adversários tradicionais, o Tricolor paulista e o Rubro-Negro carioca viveram uma semana tensa que culminou com a conquista da Copa do Brasil pelo São Paulo – clube que ganhou este torneio pela primeira vez em sua história. Como era de se esperar, o ambiente no Morumbi se transformou. De um clube que viveu uma longa fila de 15 anos sem vencer um título, o clube paulista celebrou como nunca esta conquista.

Na Gávea, pelo contrário, a chapa esquentou um pouco mais. A perda da Copa do Brasil significa a sexta frustração para os torcedores. Afinal, em janeiro, o Flamengo perdeu a Supercopa para o Palmeiras; no mês seguinte, a maior tristeza, com a derrota para o Al-Hilal em uma da semifinais do Mundial de Clubes; na sequência, perda da Recopa para o Independiente del Valle, após duas vitórias de cada equipe por 1 a 0 em Quito e no Rio de Janeiro e, na decisão por pênaltis, prevaleceu o time equatoriano; no momento de voltar as atenções para o futebol doméstico as coisas não melhoraram, porque o Malvadão perdeu a Taça Guanabara e o Campeonato Carioca para o Fluminense; apontado como um dos favoritos para a conquista da Copa Libertadores da América, o Flamengo se despediu do torneio nas oitavas de final ao ser eliminado pelo Olimpia do Paraguai; agora, em setembro, amargou o vice-campeonato da Copa do Brasil, e, por fim, está a 11 pontos de distância do Botafogo que lidera o Campeonato Brasileiro e dificilmente vencerá a competição.

Dentro desse cenário, os dois clubes enfrentam as 14 rodadas restantes com diferentes perspectivas. Embora o São Paulo esteja fazendo uma campanha sem brilho no Brasileirão, onde é apenas o 10º colocado, o clima do clube paulista é de alto astral, enquanto o Flamengo vive um ambiente mercurial, com a torcida exigindo a saída do treinador Jorge Sampaoli (algo que todos já sabem que será consumada em breve) e também de alguns jogadores, que ficaram bem distante do desempenho deles em temporadas anteriores. 

O que se sabe, no momento, é que a diretoria flamenguista está em busca de um substituto de Sampaoli. O nome mais em evidência é o de Tite, ex-técnico da Seleção Brasileira, que deve ser anunciado em breve.

O São Paulo, confirmando o bom momento, venceu o Coritiba no Morumbi por 2 a 1 (gols de Alan Franco e Luciano e Slimani para o clube paranaense) na noite chuvosa de quarta-feira (27) usando um time reserva. No sábado (30), O Tricolor recebe o Corinthians no Morumbi, de Mano Menezes. Partida importante, pois os dois clubes desejam se afastar da zona de rebaixamento. Já o Flamengo, no mesmo dia, terá pela frente o Bahia. Ainda não se sabe quem comandará o Rubro-Negro no Maracanã.


Convocação da Seleção Brasileira

Técnico Fernando Diniz durante sua apresentação na seleção brasileira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro (Foto: Rodrigo Ferreira/CBF)
Técnico Fernando Diniz durante sua apresentação na seleção brasileira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro (Foto: Rodrigo Ferreira/CBF)

O técnico da Seleção Brasileira, Fernando Diniz, convocou os jogadores brasileiros que representarão o país nos confrontos contra a Venezuela no dia 12 de outubro na Arena Pantanal em Cuiabá, e 17 de outubro no Estádio Centenário em Montevidéu, no Uruguai:

Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Lucas Perri (Botafogo)

Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Renan Lodi (Olympique de Marselha) e Guilherme Arana (Atlético-MG)

Zagueiros: Gabriel Magalhães (Arsenal), Bremer (Juventus), Marquinhos (PSG) e Nino (Fluminense)

Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Gerson (Flamengo) e Raphael Veiga (Palmeiras)

Atacantes: Gabriel Jesus (Arsenal), Matheus Cunha (Wolverhampton), Neymar (Al-Hilal), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid) e Vinícius Júnior (Real Madrid)


Sem Messi, Inter Miami CF perde título em casa

O time do Inter Miami CF que ficou com o vice-campeonato da Lamar Hunt U.S. Open Cup (Foto: Divulgação/ Inter Miami CF)
O time do Inter Miami CF que ficou com o vice-campeonato da Lamar Hunt U.S. Open Cup (Foto: Divulgação/ Inter Miami CF)

O Inter Miami CF disputou a sua primeira final de sempre no Estádio DRV PNK na noite de quarta-feira (27), mas o esforço da equipe para vencer ficou aquém do esperado, resultando numa derrota por 2 a 1 para o Houston Dynamo na final da Lamar Hunt U.S. Open Cup 2023. O dianteiro Josef Martínez marcou o gol da equipe na noite da segunda final do Inter Miami nesta época.

A formação do time de Fort Lauderdade teve Drake Callender no gol; DeAndre Yedlin, Sergii Kryvtsov, Kamal Miller e Noah Allen na defesa; Sergio Busquets, Benjamin Cremaschi e Diego Gómez no meio-campo; Facundo Farías e Robert Taylor nas pontas e o centro-avante Leonardo Campana no ataque.

As primeiras defesas dos arqueiros  Miller e Callender ajudaram a manter as coisas equilibradas durante os primeiros momentos da partida. Em especial, Callender fez uma defesa dupla aos 22 minutos, impedindo um arremate da entrada da área e depois reagindo rapidamente para salvar o chute seguinte com sua perna direita.

Depois, aos 24 minutos, Houston encontrou a sua oportunidade num contra-ataque rápido, culminando com um chute potente de Griffin Dorsey para fazer 1 a 0. Os visitantes aumentaram a vantagem aos 33 minutos, quando Amine Bassi marcou de pênalti, e ir para o vestiário com 2 a 0 a seu favor.

Os donos da casa fizeram duas mudanças no intervalo, colocando Dixon Arroyo e Martínez no lugar de Gómez e Taylor; as chances começaram a surgir para o Inter Miami após as substituições.

Em especial, uma cobrança de falta de Farías aos 56 minutos, de longa distância, onde Martínez recebeu o passe com uma cabeçada que passou por pouco. Apenas quatro minutos depois, Cremaschi fez uma jogada rápida em transição antes de receber um passe de volta na área e disparar um tiro ao gol defendido com grande esforço pelo arqueiro do Dynamo Houston.

O Inter Miami continuou a insistir no último terço do campo e acabou por ser recompensado com um gol nos instantes finais, com Martínez. O atacante  venezuelano recebeu uma bola de Farías do lado esquerdo da área adversária antes de disparar um arremate de pé esquerdo ao primeiro poste para marcar o 2 a 1. O gol foi o segundo de Martínez na U.S. Open Cup 2023, enquanto foi a primeira assistência de Farías na competição.

Apesar dos esforços da equipe nos momentos finais da partida, o placar de 2 a 1 para o oponente permaneceu inalterado e o Inter Miami terminou como vice-campeão da 2023 da Lamar Hunt U.S. Open Cup.

O Inter Miami encerrará a semana com outro jogo no Estádio DRV PNK, recebendo o New York City FC no sábado, 30 de setembro, às 7:30pm (horário de Miami), em jogo da temporada regular da MLS.


Miami Dolphins faz a segunda melhor goleada da NFL na vitória sobre o Denver Broncos

Achane (203 jardas)quebrou o recorde de corridas de novatos do clube e se tornou o quinto jogador diferente do Dolphins a correr mais de 200 jardas em um jogo (Foto: Miami Dolphins)
Achane (203 jardas)quebrou o recorde de corridas de novatos do clube e se tornou o quinto jogador diferente do Dolphins a correr mais de 200 jardas em um jogo (Foto: Miami Dolphins)

Depois de duas vitórias fora de casa para começar a temporada de 2023, o Miami Dolphins voltou para casa no Hard Rock Stadium na tarde de domingo (24) e apresentou uma das maiores performances ofensivas da história da NFL, marcando 10 touchdowns em uma vitória dominante de 70 a 20 sobre o Denver Broncos.

O Miami se tornou o primeiro time da NFL a marcar 70 pontos desde que o Washington marcou 72 em 1966. As 726 jardas de ataque total do Dolphins foram as maiores da história da franquia e nove jardas a menos do que o recorde histórico da NFL estabelecido pelo Los Angeles Rams em 1951. As 350 jardas de corrida da equipe também estabeleceram um recorde da franquia em um único jogo.

Os running backs De’Von Achane (4, 233) e Raheem Mostert (4, 142) combinaram para oito touchdowns e 375 jardas de ataque total.

O quarterback Tua Tagovailoa terminou com uma eficiente marca de 309 jardas e quatro touchdowns em 23 de 26 passes em pouco mais de três quartos de trabalho. Ele registrou o maior índice de aproveitamento de passes de sua carreira, 155,8.

O público de 65.522 pessoas que lotou a casa só teve de esperar 83 segundos para que os fogos de artifício começassem.

Na terceira jogada da partida, Tagovailoa encontrou o wide receiver Tyreek Hill bem aberto no meio do campo. Hill venceu um defensor do Broncos até o poste próximo à esquina e deu ao Miami a primeira pontuação do jogo.

A defesa do Dolphins forçou um rápido three-and-out e Tagovailoa voltou ao campo.

Nove jogadas depois, Achane fez sua quarta corrida na carreira, oito jardas até a zona final para seu primeiro touchdown na NFL.

O quarterback do Broncos, Russell Wilson, tentou resistir à tempestade com um passe para touchdown de 12 jardas para o wide receiver Courtland Sutton, mas Tagovailoa respondeu com uma campanha de 11 jogadas e 75 jardas.

Ele terminou a jogada com um lançamento de quatro jardas sem olhar com a mão para Achane, que entrou na zona final e deu a Miami uma vantagem de 21 a 7.

Mostert, por sua vez, marcou um gol em uma corrida de 20 jardas faltando 1:55 para o fim do primeiro tempo. Na posse de bola seguinte, o safety Jevon Holland tirou a bola das mãos de Sutton e o linebacker Andrew Van Ginkel retornou o fumble 29 jardas até a linha de três jardas do Denver.

Mostert correu na jogada seguinte para colocar o Miami em vantagem de 35 a 10, faltando 1:33 para o fim do jogo. O chutador do Broncos, Will Lutz, fez 35 a 13 antes do intervalo.

Tagovailoa terminou o primeiro tempo em 16 de 16 para 206 jardas, dois touchdowns e uma classificação perfeita de 158,3 no passe.

A defesa do Dolphins continuou a jogar muito bem no início do segundo tempo, forçando o Broncos a fazer um punt depois de apenas quatro jogadas.

O ataque se alimentou dessa energia e avançou pelo campo para seu sexto touchdown do dia. Mais uma vez, foi Mostert quem marcou na quarta descida de uma jarda para dar ao Miami uma vantagem de 42 a 13, faltando 7:52 para o fim do terceiro quarto.

Holland então forçou seu segundo fumble do jogo, que o cornerback Kader Kohou recuperou, e pouco menos de cinco minutos depois, Mostert estava de volta à endzone para seu quarto touchdown da tarde.

Dessa vez, o nativo de New Smyrna Beach, na Flórida, pegou a bola atrás da linha de scrimmage, passou por um defensor do Broncos, desviou de outro e entrou na endzone. Esse foi o segundo jogo de sua carreira em que ele marcou um touchdown de corrida e outro de recepção.

Os Dolphins continuaram a somar pontos e marcaram mais três touchdowns no último quarto.

Depois, o quarterback reserva Mike White fez um passe profundo para Robbie Chosen, natural de Ft. Lauderdale, na Flórida, que levou a bola para um touchdown de 68 jardas para colocar o Miami na frente por 63 a 13, faltando 9:28 para o fim do jogo.

O wide receiver Marvin Mims Jr. retornou o kickoff seguinte de 99 jardas para os últimos pontos do Denver no jogo. Achane (203 jardas), que quebrou o recorde de corridas de novatos do clube e se tornou o quinto jogador diferente do Dolphins a correr mais de 200 jardas em um jogo, ainda não havia terminado.

Duas jogadas na próxima campanha do Dolphins, ele marcou um touchdown em uma corrida de 67 jardas, levando o Miami a 70 pontos na tarde.

Hill liderou todos os recebedores com nove recepções para 157 jardas e um touchdown e agora marcou em todos os três jogos do Miami nessa temporada.

Embora o ataque do Dolphins tenha merecidamente recebido grande parte do foco após seu desempenho recorde, a defesa também teve um desempenho de qualidade, permitindo apenas um touchdown ofensivo e forçando três turnovers, dois dos quais deram ao Dolphins uma posição de campo inicial dentro da linha de 10 jardas do Broncos.

Wilson terminou com 306 jardas de passe em 13 posses de bola, e o Broncos conseguiu apenas 3,5 jardas por jogada, contra 8,1 do Miami.

O Miami volta a jogar fora de casa no próximo domingo, 1º de outubro, para enfrentar o Buffalo Bills (2-1) no Highmark Stadium. O pontapé inicial está marcado para 1:00 pm (horário de Miami) na CBS.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo