Foto de brasileirinho de três anos em protesto contra Trump viraliza na internet

Mãe brasileira e cidadã americana afirma que recebeu mensagens de apoio e de ódio

0
1326
Kaio Pinho em protesto contra Trump
Kaio Pinho em protesto contra Trump

No dia 12 de novembro, uma foto de uma criança de três anos chamou a atenção de quem participava do protesto contra Trump em Los Angeles. Ele segurava um cartaz com os dizeres: “Se ele construir um muro, eu vou crescer e derrubá-lo” (If he builds a wall, I’ll grow up and tear it down). A foto da criança chamou a atenção dos internautas e, claro, gerou comentários de apoio e de ódio.

Em entrevista ao G1, a mãe de Kaio Pinho, Brisa Pinho, que tem cidadania brasileira e americana, disse que ao fazer o cartaz pensou em um sentindo mais simbólico. “Foi no sentido de um muro mais psicológico no caso racial e de ódio. A campanha [de Trump] foi muito baseada nisso. Estava criando uma separação aqui, o que existia menos na época do Obama”, diz ao G1. “Foi no sentido de que se ele construir uma muralha de racismo aqui o Kaio vai crescer, sua geração vai crescer, e derrubá-la”, acrescentou.

Imagens de Kaio com o cartaz de impacto repercutiram na internet. Uma delas foi feita por uma fotógrafa, Abigail Gorden, que escreveu em sua conta no Flickr: “Hoje fiz uma foto desse pequeno menino em uma marcha para protestar contra Donald Trump. Sua expressão me capturou e foi tanto triste como reconfortante ver esse pequeno menino caminhando independentemente entre adultos. Pensei que valia a pena compartilhar”.

Brisa também fez uma foto do filho sem a intenção de torná-la famosa. “Achei que seria uma foto bonitinha para mostrar para ele quando crescesse”, diz. Ela conta que no dia seguinte foi surpreendida por centenas de comentários e mensagens.