Funcionário morre esmagado por avião em aeroporto no Brasil

Homem de 34 anos foi atingido enquanto trabalhava na pista em Porto Alegre; por meio de nota, a Latam diz que também está apurando as causas

0
6160
Latam também vai cobrar por assento marcado
Latam também vai cobrar por assento marcado

Da Redação com G1 – Um funcionário da companhia aérea Latam morreu na tarde desta segunda-feira (11) após ter sido esmagado pelo rodado – estrutura que prende duas rodas – de um avião no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Segundo a Polícia Civil, que investiga o caso, Adriano Luiz Schuck, de 34 anos, chegou a ser atendido no Hospital Cristo Redentor, mas não resistiu.

De acordo com o delegado Cleber Ferreira, que cuida do caso,  teria ocorrido um “falha de comunicação” entre funcionários responsáveis por manobrar a aeronave, provocando o acidente. “Um mecânico fica na cabine para pedir autorização para a torre de controle, enquanto o outro funcionário manobra o avião. Eles se comunicam por meio de um fone, mas hoje não estava usando, porque estava chovendo e tem medo de levar choque”, explicou o delegado. A comunicação foi feita via rádio.

Em depoimento, os funcionários que realizavam a operação junto com a vítima, afirmaram que o contato entre eles ocorreu normalmente: “Um deles que estava em solo disse ter recebido o ‘ok’ do colega que estava no avião. Ele começou a manobrar o avião e, de repente, ouviu um grito de Adriano. Então ele parou, recuou, mas já era tarde demais”.

“Ele [Adriano] estava no trem de pouso, e o rodado esquerdo da aeronave dilacerou toda a perna esquerda. Ele acabou falecendo”, disse o delegado, que não acredita que algum crime tenha sido cometido, mas segue investigando o caso.

Segundo Cleber, as testemunhas serão ouvidas novamente e eles aguardam o laudo das perícias: “Vamos apurar se os procedimentos foram todos feitos da maneira correta, se estavam utilizando equipamento de segurança e essa comunicação ocorreu mesmo sem falhas”. Por meio de nota, a Latam diz que também está investigando o caso. “A LATAM Airlines Brasil lamenta o falecimento do seu  funcionário em Porto Alegre. A companhia está investigando as causas deste acidente e solidariza a dor com os seus familiares e amigos, e segue prestando toda a assistência necessária à sua família”, diz o texto.