Furacão Agatha, primeiro da temporada do Pacífico, deve atingir o México nesta segunda

Furacão de categoria 2 está ganhando força à medida que se aproxima da região turística de Puerto Angel, na costa sul do país

0
1466
Furacão Aghata se aproxima do México (imagem: CDT)

Agatha, o primeiro furacão nomeado da temporada do Oceano Pacífico  é esperado para chegar à costa sul do México entre a noite desta segunda-feira (30) e a manhã de terça. Na tarde de domingo (29), o National Hurricane Center (NHC) informou que Agatha estava a 320 quilômetros a sudoeste de Puerto Angel, região que inclui as comunidades turísticas de Huatulco, Mazunte e Zipolite.

Até a manhã desta segunda, o furacão de categoria 2 tinha ventos máximos constantes de 105 mph e se movia a uma velocidade de 8 mph.  As autoridades alertaram para o aumento do nível dos rios e córregos, além de transbordamentos e inundações em áreas baixas e chances de deslizamentos de terra.

Em Huatulco, as autoridades municipais ordenaram o fechamento de todas as praias do centro turístico e escolas, e começaram a montar abrigos. Meteorologistas do NHC disseram que Aghata está ganhando força à medida que se aproxima da terra e há chances de que toque o solo como categoria 3.