Local Manchete

Furacão Beryl atinge a costa do México apó deixar 11 mortos no Caribe

Beryl enfraqueceu rapidamente antes de emergir no Golfo do México e recuperar a força de furacão

Furacão Beryl atinge o México. Foto: CNN

O Furacão Beryl avançou sobre a Península de Yucatán, no México, perto da cidade turística de Tulum, como uma tempestade de categoria 2 na madrugada de sexta-feira (5), derrubando árvores e causando apagões após deixar um rastro de destruição e pelo menos 11 mortos pela região do Caribe.

Beryl enfraqueceu rapidamente para uma tempestade tropical ao atravessar a península antes de emergir no Golfo do México e recuperar a força de furacão, conforme informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA. Após atingir as águas quentes do Golfo, Beryl é esperado no norte do México, próximo à fronteira com o Texas, área já afetada pela tempestade tropical Alberto algumas semanas atrás.

Beryl causou destruição na Jamaica, Ilhas Granadinas e Barbados nos últimos dias e na terça-feira se tornou o furacão de Categoria 5 mais precoce a se desenvolver no Atlântico. Três pessoas morreram em Granada, três em St. Vicente e Granadinas, três na Venezuela e duas na Jamaica, segundo autoridades.

As autoridades mexicanas haviam evacuado alguns turistas e moradores de áreas baixas ao redor da península de Yucatán antes da chegada da tempestade, mas dezenas de milhares permaneceram no local. Grande parte da área ao redor de Tulum está a poucos metros acima do nível do mar.

A cidade ficou às escuras quando o furacão cortou a energia ao chegar à costa. Ventos uivantes dispararam alarmes de carros por toda a cidade. O vento e a chuva continuaram a açoitar a cidade litorânea e áreas circundantes na manhã de sexta-feira. Não foi relatada nenhuma morte ou ferido até a manhã de sexta-feira, mas 40% da eletricidade de Tulum ainda estava sem serviço, disseram as autoridades locais.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo