Estados Unidos Manchete

Furacão Florence obriga mais de um milhão de pessoas a saírem de suas casas na Costa Leste

Fenômeno já chamado de ‘monstro’ deve atingir o solo na noite de quinta-feira (13)

Furacão Douglas deve perder a força ao atingir as ilhas
Furacão Douglas deve perder a força ao atingir as ilhas

A Costa Leste dos Estados Unidos – especialmente os estados da Carolina do Sul, Carolina do Norte e Virgínia – estão se preparando para a chegada do furacão Florence, que sustenta ventos de 130mph (209 km/h) na manhã desta terça-feira (11). A expectativa é que Florence atinja o solo na madrugada de quinta-feira (13) para sexta-feira (14).

O governador da Carolina do Sul, Henry McMaster, ordenou nesta segunda-feira (10) a saída obrigatória de milhares de pessoas a partir de meio-dia de terça-feira pela chegada iminente do furacão. “Estou ordenando a evacuação obrigatória, não voluntária, obrigatória”, declarou McMaster em entrevista coletiva pouco após Florence se fortalecer a um furacão de categoria 4 – de um máximo de 5 – com ventos de 195 km/h. “Este é um furacão de verdade”, disse o governador. “As evacuações são inconvenientes, mas não queremos arriscar uma só vida”.

Florence pode ser o primeiro furacão de categoria 4 a chegar à Carolina do Sul desde Hugo, em 1989.

Florence, cujo olho se centra entre as ilhas de Bermuda e Bahamas, tocará terra entre quinta e sexta-feira na fronteira de Carolina do Norte e Carolina do Sul, embora a trajetória ainda seja incerta.

Vários condados da Carolina do Norte também emitiram ordens de evacuação obrigatória para as regiões costeiras, como as ilhas de Topsail Beach. Ambos os estados, assim como a Virgínia, mais ao norte, declararam emergência para acelerar os planos de contingência.

Na manhã de terça-feira (11) o furacão perde um pouco da força, mas os meteorologistas afirmam que Florence deve ganhar força nas próximas horas. “É um furacão extremamente perigoso”, afirmou o National Hurricane Center.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo