Local Manchete

Furacão Ian desembarca na Flórida com ventos de 150 mph; mais de 660 mil estão sem energia

Centenas de abrigos foram abertos para receber milhares de pessoas que tiveram que sair de suas casas. "Este é um furacão poderoso, se você está em seu caminho, procure abrigo o mais rápido possível”, disse o governador Ron DeSantis

Furacão Ian deixa um rastro de inundações no sudoeste da Flórida (foto: Tampa Bay News)
Furacão Ian deixa um rastro de inundações no sudoeste da Flórida (foto: Tampa Bay News)

O furacão Ian, de categoria 4,  desembarcou oficialmente na costa sudoeste da Flórida no início da tarde com ventos de 150 mph (240 km / h). Segundo o National Hurricane Center (NHC), a tempestade chegou em Cayo Costa, no condado de Lee, por volta das 3:05 p.m. O olho do furacão, segundo os meteorologistas, está se movendo pelo interior do estado. Neste momento, estão sendo atingidas as áreas de Fort Myers Beach, Sanibel, St. James City, Captiva e Bokeelia.

Mais de 660 mil pessoas estão sem eletricidade em vários condados do sudoeste, com o maior número concentrado em Lee e Collier, de acordo com poweroutage.us.  Centenas de abrigos foram abertos e milhares de pessoas tiveram que sair de suas casas.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, disse em entrevista coletiva que um furacão dessa magnitude causará inundações catastróficas e temporais com risco de vida ao longo da Costa do Golfo. “Este é um furacão poderoso, se você está em seu caminho, procure abrigo o mais rápido possível”, disse o governador em coletiva de imprensa. DeSantis estava acompanhado do vice-diretor interino do NHC, Michael Brennan, que explicou o que acontecerá a seguir:

“A parede do olho de Ian vai continuar a se mover em terra nas próximas horas e os níveis de água devem subir”, disse ele, acrescentando: “É aí que vemos a enorme inundação deixada pela tempestade acima do nível do solo. Essa é realmente uma circunstância insustentável que vai se desdobrar no sudoeste da Flórida nas próximas horas”, concluiu. Ainda não é possível mensurar os danos causados pelo furacão.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo