Estados Unidos Manchete

Furacão Maria chega à República Dominicana após atingir Porto Rico

A tempestade foi classificada como um furacão de categoria 4, na escala de 5 níveis, com ventos constantes de até 160 mph

Furacão Maria chega à República Dominicana FOTO: REUTERS
Furacão Maria chega à República Dominicana FOTO: REUTERS

O furacão Maria – que está atuando na região do Caribe desde o início da semana – assolou partes da República Dominicana com temporais e ventos fortes ao passar pelas costas leste e norte do país na quinta-feira (21), após atingir diretamente Porto Rico, causando graves enchentes e cortes de energia em toda a ilha.

De acordo com a agência EFE, durante a madrugada, o olho do furacão estava situado a 55 milhas ao norte de Punta Cana e 236 mph ao sudeste da Ilha Grand Turca (Ilhas Turcas e Caicos) e avançava a uma velocidade de 10 mph.

O Maria mantém as 32 províncias dominicanas em alerta, 14 delas em alerta vermelho. As aulas no país inteiro foram suspensas nesta quinta.

Segundo grande furacão a atingir a região neste mês, Maria deixou ao menos 14 mortos em sua passagem pelo Caribe, e o National Hurricane Center (NHC) disse que a tempestade está a caminho das Ilhas Turcas e Caicos e do sudeste das Bahamas.

O furacão arrancou os telhados de quase todas as construções da Dominica, onde sete mortes foram confirmadas. O número de vítimas deve aumentar quando as buscas forem retomadas.

A tempestade foi classificada como um furacão de categoria 4, na escala de 5 níveis Saffir-Simpson, com ventos constantes de até 160 mph, quando chegou a Porto Rico na quarta-feira (20) como a tempestade mais forte a atingir o território americano no Caribe em quase 90 anos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo