Estados Unidos Geral

Furacão Matthew ganha força e já é de categoria 4

Tempestade está mil milhas ao sul da Flórida e ainda não é certo se atingirá ou não o estado

Cone de previsibilidade no momento coloca o centro da tempestade sobre as Bahamas na quarta-feira

De acordo com o boletim emitido pelo National Hurricane Center (NHC) às 8 p.m. de sexta (30), o furacão Matthew ganhou força e agora é uma poderosa tempestade de categoria 4, com ventos sustentados de 150 milhas por hora.

“Matthew continua a fortalecer-se rapidamente, e a uma taxa considerável”, diz o informe do centro.

A trajetória prevista ainda coloca o centro da tempestade ao leste da península da Flórida, mas ainda não está certo a que distância da costa. Também ainda não se sabe qual impacto Matthew terá sobre o sul da Flórida. A tempestade pode passar pelo mar ou chegar à terra com força de furacão. O período mais arriscado para a região é entre terça e quinta-feira (4 e 6), segundo o National Weather Service. Mesmo com a tempestade em alto mar, os efeitos podem trazer ressacas, inundações e erosão nas praias.

O diretor do NHC, Richard Knabb, disse que há muitas incertezas na previsão. “Ainda não podemos dizer às pessoas que moram no sul da Flórida se elas sofrerão ou não os efeitos de Matthew, mas a possibilidade existe. “A previsão pode mudar bastante durante o fim de semana.”

Às 8 p.m. de sexta a tempestade estava a 440 milhas ao sul de Kingston, na Jamaica, ou a cerca de mil milhas de Fort Lauderdale, com ventos sustentados de 150 milhas por hora, movendo-se a 9 milhas por hora na direção oeste-sudoeste.

Não é esperada mudança de quadro durante o fim de semana. “Podem ocorrer algumas flutuações na intensidade, mas Matthew deve permanecer um furacão forte pelo menos até domingo”, diz o boletim do NHC.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo