Estados Unidos

Furacão Wilma atinge categoria 5 e pode passar pelo sul da Flórida

Metereologistas prevêem que chuvas e ventos causarão mesmo efeito devastador do furacão Charley

Em apenas um dia o furacão Wilma intensificou sua força e pulou da categoria 1 para 5. A previsão é de que atinja o sul da Flórida no próximo final de semana. A primeira ordem de evacuação já foi decretada no condado de Monroe County, nesta quarta-feira, e outras devem ser expedidas até sexta-feira, quando Wilma está sendo esperada para pisar em solo.
Há a expectativa de que Wilma perca força após pisar em terra, mas os condados de Monroe, Miami, Broward e Palm Beach poderão receber ventos de até 160 mph.
O olho de Wilma atingiu 175 milhas por hora na manhã desta quarta-feira e já é o mais forte furacão da temporada, no atlântico – os furacões anteriores ganharam força somente após pisarem em terra.
Os metereologistas acreditam, porém, que Wilma irá perder força e atingir categoria 3 ou 4. Ainda assim os estragos podem ser assustadores; maiores do que o do furacão Charley, que devastou a cidade de Punta Gorda, em agosto de 2004.
Na sexta-feira à noite Wilma passará pelas ilhas Key e irá atingir Naples na tarde de sábado. Apesar de representar maior risco para as cidades da costa oeste, os condados do lado leste da Flórida, a exemplo de Broward e West Palm Beach, serão atingidos por ventos fortes e muita chuva.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo