Negócios

Gasto de brasileiros no exterior sobe 23% em abril

Nos quatro primeiros meses do ano, despesas totalizaram $5,79 bilhões, informou o Banco Central

Segundo o boletim Focus, do Banco Central, a expectativa é de que o dólar irá cair ao longo de 2021
Dólar cai diante de queda da inflação nos EUA. Foto: Boletim Focus

DA REDAÇÃO – As despesas de brasileiros no exterior aumentaram 23% em abril deste ano, chegando a $1,32 bilhão, segundo informações divulgadas pelo Banco Central do Brasil. Trata-se do maior valor para este mês desde 2015, quando somaram $1,64 bilhão.

O aumento dos gastos de brasileiros no exterior aconteceu em período no qual o dólar estava mais barato. Em abril do ano passado, a moeda norte-americana oscilou ao redor de R$ 3,60. No mês passado, por sua vez, o dólar registrou uma queda de 1,4%, terminando o período em R$ 3,17.

Quando a moeda americana está mais baixa, os gastos com hotéis e passagens no exterior, por exemplo, cotados em moedas estrangeiras, assim como as despesas gerais, também recuam, o que contribui para deixá-los mais atrativos, e vice-versa.

Já no acumulado dos quatro primeiros meses deste ano, ainda segundo dados da autoridade monetária, as despesas de brasileiros no exterior avançaram 43,2%, para $5,79 bilhões. No mesmo período do ano passado, os gastos lá foram haviam somado $ 4,04 bilhões.

Ainda segundo o BC, os gastos de estrangeiros no país somaram $417 milhões em abril deste ano, o que representa queda frente ao patamar do mesmo mês de 2016 ($ 475 milhões).

No acumulado dos quatro primeiros meses deste ano, as despesas de estrangeiros no Brasil somaram $2,26 bilhões, valor também abaixo do registrado no primeiro quadrimestre do ano passado ($2,32 bilhões).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo