Estados Unidos Manchete

George Santos, deputado filho de brasileiros, é preso em New York

Segundo promotores, Santos montou um esquema fraudulento de solicitação de contribuições políticas, desviando fundos em benefício próprio

George Santos foi detido em New York (foto: Flickr)

O deputado republicano George Santos, filho de imigrantes brasileiros nascido nos Estados Unidos, foi preso nesta quarta-feira (10) em New York. Ele enfrenta 13 acusações, incluindo fraude eletrônica, lavagem de dinheiro e roubo de fundos políticos.

Segundo informações divulgadas pelos promotores, Santos montou um “esquema fraudulento de solicitação de contribuições políticas”, utilizando fundos de apoiadores sob o falso pretexto de que o dinheiro beneficiaria sua campanha política. Porém, existem evidências de que milhares de dólares foram para as despesas pessoais de Santos, incluindo roupas de grife de luxo e pagamentos com cartão de crédito.

Os promotores alegam ainda que o republicano instruiu outra pessoa, de identidade não divulgada, a mentir para contribuintes políticos sobre uma organização política sem fins lucrativos que poderia aceitar fundos ilimitados e realizar anúncios de televisão para a campanha de Santos. Dois contribuintes não identificados doaram $ 25 mil cada, de acordo com a denúncia.

Os promotores, no entanto, não acusaram Santos de violar as leis federais de financiamento de campanha como parte do suposto esquema, mas alegaram que ele cometeu fraude eletrônica ao mentir para os contribuintes sobre como o dinheiro seria gasto.

Segundo informações do jornal The New York Times, Santos pode ser liberado caso pague fiança e se comprometa a comparecer ao tribunal quando solicitado.

George Santos, de 34 anos, foi eleito deputado em novembro do ano passado pelo Partido Republicano. Desde que venceu a disputa para representar o distrito de Long Island, em New York, ele tem enfrentando uma avalanche de acusações que incluem mentiras no currículo, omissão de recursos de campanha, estelionato, fraude imigratória, e até assédio sexual.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo