Comunidade Manchete

Governador da Flórida sanciona lei que vai punir com mais rigor ‘texting while driving’

A partir de 1º de julho, a polícia está autorizada a parar motoristas que estiverem mexendo no celular e dirigindo ao mesmo tempo na FL

Punição para quem mexer ao celular enquanto dirige será mais severa na FL Crédito US Air Force
Punição para quem mexer ao celular enquanto dirige será mais severa na FL Crédito US Air Force

O governador da Flórida Ron DeSantis sancionou nesta sexta-feira (17) a lei que vai punir com mais rigor motoristas que insistirem em mexer ao celular enquanto dirigem. A Flórida se une a outros 43 estados americanos que já punem motoristas que, dessa forma, colocam em risco sua vida e de outras pessoas.

A lei entra em vigor no dia 1º de julho e permite que a polícia pare o motorista infrator e aplique multa. Os motoristas podem usar o telefone para enviar mensagens ou pesquisar no GPS quando o veículo estiver parado.

Texting while driving já é ilegal na Flórida há muitos anos, mas polícia não podia parar o motorista por essa infração. No último ano, apenas 1.700 motoristas foram punidos por direção distraída.

A lei sancionada hoje é de autoria das deputadas Jackie Toledo e Emily Slosberg.

“Esta nova lei vai salvar muitas vidas nas rodovias”, disse a deputada Emily, do Partido Democrata de Boca Raton.

 Motoristas distraídos

Em 2015, mais de 45 mil motoristas distraídos se envolveram em acidentes na Flórida, resultando em mais de 39 mil feridos e cerca de 200 mortes. Desses, 20 mil com menos de 30 anos. Os acidentes causados por distração do condutor representaram 12.2% das colisões no Estado, 7.4% dos acidentes fatais e 15,4% das colisões que tiveram pessoas feridas. “Dirigir sem prestar a atenção no que está fazendo é um comportamento muito arriscado que coloca a vida dos motoristas e dos passageiros em perigo, além de colocar em risco a vida de outras pessoas também. Se você está atento, você consegue reagir rapidamente a uma situação de perigo no trânsito e ajuda a salvar vidas”, ressalta o Departamento de Trânsito da Flórida.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo