Manchete Notícias

Governo anuncia aumento de 15 mil vistos para trabalhadores sazonais

Vistos H2B são temporários e voltados para trabalho não-agrícola e salários mais baixos

Vistos H2B também são voltados para trabalhadores da indústria da pesca
Vistos H2B também são voltados para trabalhadores da indústria da pesca

O Departamento de Homeland Security (DHS) anunciou na segunda-feira (17), o aumento na cota de vistos H2B. Serão emitidos – no próximo ano fiscal, já que a cota deste ano já acabou – 15 mil novos vistos, além dos 66 mil já destinados anualmente para trabalhadores sazonais. Esse tipo de visto é muito emitido para a indústria do turismo, pesca, entre outros, que tenham demanda maior de mão-de-obra em determinadas épocas do ano.

De acordo com o DHS, o visto H2B não pode ser emitido para trabalho em lavouras e é necessário ter um sponsor, ou seja, uma empresa constituída nos EUA precisa patrocinar o visto para o imigrante. O visto para trabalhadores de lavouras é denominado H2A.

O secretário de Segurança Interna, John Kelly, afirmou que a medida demonstra o “compromisso do governo em apoiar as empresas americanas”.

Segundo funcionários do departamento, os vistos adicionais representam um aumento de 45% no limite máximo semestral de emissão. Este ano, as empresas solicitaram 120 mil vistos, praticamente o dobro da cota.

De acordo com o jornal Chicago Tribune, o projeto do H2B é apoiado tanto por Democratas e Republicanos e tem o objetivo de ‘ajudar’ empresas como resorts de ski no Colorado e a colheita de caranguejo em Maryland. Críticos do visto afirmam que é uma forma de explorar estrangeiros pagando pouco.

As empresas que desejem contratar mais estrangeiros temporariamente deverão solicitar autorização do governo e comprovar que, sem os imigrantes, seus negócios correriam riscos.

O que é o visto H2B? 
O visto H-2B é um visto temporário para trabalho não-agrícola, reservado para funcionários que se enquadram nas seguintes condições:
• Não há um número suficiente de candidatos ao posto de trabalho nos EUA dispostos a ocupar o cargo, e capacitados para tal;
• A contratação de funcionários H-2B não impactará adversamente o mercado de trabalho nos EUA para funcionários em posições similares;
• A demanda na posição é de caráter temporário, independente da descrição do cargo como tal;
A imigração determina em detalhe o que caracteriza trabalho temporário. Dentre as subcategorias de trabalho temporário estão:
• Trabalhos sazonais, aonde o posto de trabalho está diretamente atrelado a um evento, como uma colheita, uma estação do ano, ou evento;
• Trabalhos para época de alta demanda, como é o caso de empresas que tem o seu pico de atividade por volta de certos eventos, como férias, natal, etc., e precisam complementar o quadro de funcionários para certas épocas do ano;
• Trabalho de caráter intermitente.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo