Governo da FL declara emergência após ameaça de rompimento de barragem na região de Tampa Bay

Rompimento de barragem de Piney Point com rejeitos químicos causaria um grande desastre ambiental

0
2263
Reservatório de Piney Point ameaça se romper (Foto reprodução NBC News)

O governador da Flórida, Ron DeSantis, declarou situação de emergência diante da ameaça de rompimento de uma barragem de rejeitos químicos na região de Tampa Bay. A região foi evacuada para evitar “um alagamento catastrófico”.

Autoridades do condado de Manatee estão monitorando a barragem, que, no caso de rompimento, vai lançar 340 milhões de galões de água com fosfato por minuto.

“Estamos monitorando e tentando evitar uma catástrofe”, disse o governador Ron DeSantis em pronunciamento à imprensa neste domingo (4). O governador sobrevoou a barragem que pertence à antiga mina de Piney Point.

Scott Hopes, gerente do condado de Manatee, disse que funcionários do condado estão trabalhando dia e noite para bombear a água da barragem para o Port Manatee. No momento, 22 mil galões de água estão sendo descartados por minuto. “Esperamos que o risco de rompimento diminua até terça-feira”.

Autoridades fecharam partes da U.S. Highway 41 e 360 casas foram esvaziadas. Os moradores foram enviados para hotéis da área. Presidiários foram retirados de uma cadeia localizada a uma milha da barragem.

“Esperamos que a contaminação não seja tão ruim quanto estamos esperando, mas estamos preparados para um dano significativo para a área de Tampa Bay”, disse o ativista ambiental, Justin Bloom.