Local

Governo da FL declara emergência após ameaça de rompimento de barragem na região de Tampa Bay

Rompimento de barragem de Piney Point com rejeitos químicos causaria um grande desastre ambiental

Reservatório de Piney Point ameaça se romper (Foto reprodução NBC News)

O governador da Flórida, Ron DeSantis, declarou situação de emergência diante da ameaça de rompimento de uma barragem de rejeitos químicos na região de Tampa Bay. A região foi evacuada para evitar “um alagamento catastrófico”.

Autoridades do condado de Manatee estão monitorando a barragem, que, no caso de rompimento, vai lançar 340 milhões de galões de água com fosfato por minuto.

“Estamos monitorando e tentando evitar uma catástrofe”, disse o governador Ron DeSantis em pronunciamento à imprensa neste domingo (4). O governador sobrevoou a barragem que pertence à antiga mina de Piney Point.

Scott Hopes, gerente do condado de Manatee, disse que funcionários do condado estão trabalhando dia e noite para bombear a água da barragem para o Port Manatee. No momento, 22 mil galões de água estão sendo descartados por minuto. “Esperamos que o risco de rompimento diminua até terça-feira”.

Autoridades fecharam partes da U.S. Highway 41 e 360 casas foram esvaziadas. Os moradores foram enviados para hotéis da área. Presidiários foram retirados de uma cadeia localizada a uma milha da barragem.

“Esperamos que a contaminação não seja tão ruim quanto estamos esperando, mas estamos preparados para um dano significativo para a área de Tampa Bay”, disse o ativista ambiental, Justin Bloom.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo