Estados Unidos Manchete

Governo da Flórida confirma ter fretado aviões particulares para transportar imigrantes do Texas para a Califórnia

Autoridades da Flórida coordenaram dois voos para transportar 36 indocumentados para Sacramento, na Califórnia; governo DeSantis pode responder por "sequestro sancionado pelo estado"

Os governadores Newson e DeSantis disputam caso sobre transporte de imigrantes. Foto: New York Post

Autoridades da Flórida confirmam na terça-feira (6) que o estado coordenou o fretamento de dois voos de jato particular que levaram 36 pessoas em busca de asilo da fronteira sul dos EUA para a Califórnia. A divisão de gerenciamento de emergência do estado disse em comunicado que todos os passageiros foram transportados de bom grado e refutou as alegações do governador da Califórnia, Gavin Newsom, que chamou a ação de “sequestro de imigrantes”.

Dois aviões chegaram a Sacramento nos dias 2 e 5 de junho, cada um transportando pessoas em busca de asilo, principalmente da Colômbia e da Venezuela. Os indivíduos foram apanhados em El Paso, no Texas, e levados para o Novo México e depois embarcados em voos fretados para a capital da Califórnia, Sacramento, disse Rob Bonta, procurador-geral do estado. Bonta afirmou ainda que a Flórida pode ter que responder por “sequestro sancionado pelo estado” se for confirmada a ocorrência de alguma violação da lei criminal ou civil.

Alecia Collins, porta-voz da divisão de gerenciamento de emergência da Flórida, disse em comunicado que “por meio de consentimento verbal e por escrito, esses voluntários indicaram que queriam ir para a Califórnia”. Ela também compartilhou uma compilação de vídeo que parecia mostrar pessoas assinando formulários de consentimento e agradecendo aos funcionários por tratá-los bem.

Esta não é a primeira vez que o governo DeSantis transporta migrantes do Texas para outros estados. No outono passado, a Flórida levou 49 venezuelanos para a sofisticada ilha de Martha’s Vineyard, em Massachusetts. Esta semana, um xerife do Texas abriu um processo criminal sobre os voos para Martha’s Vineyard — ele alega que os imigrantes foram “atraídos sob falsos pretextos” para viajar para a rica cidade santuário.

No mês passado, DeSantis, que recentemente anunciou sua candidatura presidencial, sancionou um projeto de lei aprovando $ 12 milhões para um programa de reassentamento de imigrantes, mesmo que eles nunca tenham pisado na Flórida.

Bonta, que se encontrou com alguns dos imigrantes levados para Sacramento, disse que eles contaram que foram abordados por duas mulheres que não falavam muito bem espanhol, prometendo emprego em El Paso. As mulheres viajaram com eles por terra de El Paso para Deming, no Novo México, onde embarcaram para Sacramento.

Ele disse que os requerentes de asilo têm datas de julgamento em New York, Utah e Colorado e carregam um documento que “visa ser um formulário de consentimento e liberação” projetado para proteger a Flórida de responsabilidade. “O que importa é o que foi dito, representado e contado aos indivíduos, e temos boas indicações de que era falso e enganoso”, afirma Bonta.

Darrell Steinberg, prefeito de Sacramento, disse que grupos religiosos estão trabalhando juntos para ajudar os recém-chegados, que estão hospedados em dois locais não revelados da cidade e receberam comida, roupas e telefones celulares para entrar em contato com seus familiares.

Enquanto isso, o governo da Califórnia critica a atitude do governo DeSantis. “Isso é propaganda exploradora vendida por um político que mostrou que vai se afundar em seu esforço desesperado para marcar um ponto político”, disse Anthony York, porta-voz de Newsom.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo