Notícias

Governo dos EUA deve autorizar 30 mil novos vistos para trabalhadores sazonais

Vagas são para trabalhadores estrangeiros em hotéis, campos de golfe, entre outras posições

Visto H2B beneficia trabalhadores estrangeiros Foto Reprodução gratuita Pixabay
Visto H2B beneficia trabalhadores estrangeiros Foto Reprodução gratuita Pixabay

O governo dos Estados Unidos planeja disponibilizar 30 mil novos vistos H2B, voltado para trabalhadores estrangeiros sazonais, ou seja, só trabalham durante a temporada em que há mais demanda de mão-de-obra. As informações são da Associated Press.

Os novos vistos serão disponibilizados ainda este ano. Entre os contratantes está o resort de Trump, o Mar-a-Lago, localizado em Palm Beach (FL). Esse tipo de visto é dado a trabalhadores não rurais e serve para suprir a mão-de-obra escassa. O período máximo que este visto pode ser renovado é por três anos.

Os cerca de 66 mil vistos disponibilizados para este ano fiscal – entre outubro de 2018 e setembro de 2019 – já foram distribuídos e o mercado de turismo, hotelaria e pesca precisa de mais trabalhadores.

A advogada de imigração Renata Castro afirma que o número de brasileiros beneficiados por este visto ainda é baixo por falta de informação.

“O baixo número de brasileiros beneficiados por esse visto se atribui à falta de conhecimento tanto dos empregadores quanto de candidatos da disponibilidade dessa categoria de vistos menos competitiva que o visto H1-B”, diz Renata Castro.

O que é o visto H2B?

O visto H-2B é um visto temporário para trabalho não-agrícola, reservado para funcionários estrangeiros que se enquadram nas seguintes condições:

  • Não há um número suficiente de candidatos ao posto de trabalho nos EUA dispostos a ocupar o cargo, e capacitados para tal;
  • A contratação de funcionários H-2B não impactará adversamente o mercado de trabalho nos EUA para funcionários em posições similares;
  • A demanda na posição é de caráter temporário, independentemente da descrição do cargo como tal;

A imigração determina em detalhe o que caracteriza trabalho temporário. Dentre as subcategorias de trabalho temporário estão:

  • Trabalhos sazonais, em que o posto de trabalho está diretamente atrelado a um evento, como uma colheita, uma estação do ano, ou evento;
  • Trabalhos para época de alta demanda, como é o caso de empresas que tem o seu pico de atividade por volta de certos eventos, como férias, Natal, etc., e precisam complementar o quadro de funcionários para certas épocas do ano;
  • Trabalho de caráter intermitente.

Mais informações no site do USCIS.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo