O governo Trump vai encerrar mais uma medida implementada na administração de Joe Biden, que facilitava a vida de imigrantes. A partir de hoje, 30 de outubro, as autorizações de trabalho — Employment Authorization Document (EAD)— não poderão ser renovadas automaticamente. Em comunicado publicado pelo Departamento de Homeland Security (DHS), o governo alega que o objetivo da medida é verificar as identidades dos estrangeiros e proteger a segurança nacional e as comunidades.
Imigrantes que deram entrada na documentação após essa data, não receberão a extensão automática da EAD. Há algumas exceções, como no caso de autorizações de trabalho emitidas pela Justiça para os portadores de Temporary Protected Status, que não se aplica a cidadãos brasileiros. “Analisar os documentos de estrangeiros com mais frequência permitirá que o governo previna fraudes e identifique estrangeiros com intenções potencialmente prejudiciais, para que sejam deportados dos Estados Unidos”, disse o DHS na nota.
O DHS solicita que imigrantes elegíveis para renovar a autorização de trabalho preencham a documentação até 180 dias antes do vencimento da EAD. Quanto mais tempo ele esperar, maior será o prazo para a emissão, e ele ficará sem trabalhar durante esse período.
A autorização de trabalho é concedida a estrangeiros que estão aguardando processos imigratórios, como o green card, asilo e refugiados.
