Manchete Notícias

Governo estuda novas punições para quem exceder o tempo permitido pelo visto

De acordo com fontes ouvidas pela AP, a ideia é criar dificuldades para obtenção do visto e outras restrições, já que a maioria dos imigrantes indocumentados chega por aeroportos

Presidente Trump em discurso no Homeland Security ao lado do commissioner Kevin McAleenan em fevereiro FOTO DHS Jetta Disco
Presidente Trump em discurso no Homeland Security ao lado do commissioner Kevin McAleenan em fevereiro FOTO DHS Jetta Disco

O governo Trump está estudando novas punições e restrições para países em que seus imigrantes vêm para os EUA com visto e ultrapassam o tempo permitido. De acordo com fontes consultadas pela AP, a administração Trump quer aprovar novas restrições para concessão de vistos e também punir os imigrantes que passam o tempo previsto, que constituem a maior parte dos imigrantes indocumentados.

A ideia é apenas mais uma entre as tantas outras que o governo estuda para conter a imigração ilegal nos Estados Unidos que, segundo Trump, está fora de controle.

O governo também tem monitorado os pagamentos de remessas enviados para os países natais por pessoas que vivem nos EUA ilegalmente. E o assessor da Casa Branca Stephen Miller, em particular, vem pressionando os funcionários da Segurança Interna para que avancem com planos de punir legalmente imigrantes no país por usarem benefícios públicos, como food stamp, entre outros benefícios.

“É prioridade para a Casa Branca reduzir o número de pessoas que passam do tempo regular do visto e o programa de ‘waiver’ (para quem entrou pelo México). A administração está trabalhando para garantir um sistema imigratório justo, que proteja quem paga impostos”, disse Hogan Gidley, porta-voz da Casa Branca.

Crise na fronteira

O governo afirma que a situação na fronteira dos EUA com o México passou o limite do aceitável. Mais de 53 mil famílias foram presas em março.

O procurador-geral William Bar anunciou na terça-feira (16) que os imigrantes apreendidos que buscam asilo “ficarão presos indefinidamente”. Isso quer dizer que caberá ao Departamento de Homeland Securtiy decidir se os imigrantes poderão encaminhados para a Corte de Imigração e serem liberados após pagamento de fiança.

“Essa é uma péssima notícia que basicamente quer dizer que o imigrante que busca asilo pode ficar preso por anos e anos”, disse a advogada de imigração, Eileen Blessinger.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo