Local Manchete

Governo federal envia centenas de ventiladores pulmonares para hospitais da Flórida

Pedido de reforço foi feito pelo Departamento de Saúde estadual à medida que aumentam as internações de pacientes graves da covid-19

Estado recebeu pelo menos 300 novos aparelhos respiratórios (foto: Wikimedia)

O governo federal enviou centenas de ventiladores pulmonares e outros equipamentos médicos para ajudar a Flórida a atender ao número recorde de pacientes hospitalizados por conta da covid-19.

A encomenda foi entregue na sexta-feira (6) ao Florida Department of Health and Human Services  (DHHS) e inclui ao menos 300 novos aparelhos respiratórios.

O pedido ao governo federal foi feito pelo próprio DHHS por meio de um ofício enviado ao Federal Strategic National Stockpile, departamento responsável por suplementar estados e municípios durante emergências de saúde pública. 

Ao ser questionado pelo canal WPLG-TV, de Miami, sobre a solicitação, o governador Ron DeSantis disse não ter conhecimento.

“Eu não ouvi falar sobre isso, então tenho que verificar se é verdade ou não”, disse ele à estação de TV na terça-feira (3).

Entretanto, o jornal Washington Examiner confirmou com uma fonte de dentro do DHHS que o requerimento partiu do órgão estadual. 

“O departamento trabalha rotineiramente com o governo federal para garantir que os recursos adequados estejam disponíveis e prontos para serem distribuídos a qualquer momento, como feito com este pedido recente”, declarou o DHHS.

De acordo com a fonte, o objetivo foi “substituir os estoques do estado que estavam esgotados”.

Desde a semana passada, a Flórida tem registrado uma média de 19 mil novos casos de covid-19 por dia. 

A maioria dos contaminados são pessoas não vacinadas que acabam desenvolvendo os sintomas mais graves da doença e precisam ser hospitalizadas.

Nesta segunda-feira (9), o Florida Department of Health (FDOH) tweetou os números mais recentes de novos casos positivos para o coronavírus no estado: Sexta-feira (6), 21.500, sábado (7), 19.567, domingo (8), 15.319.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo