Imigração Manchete Notícias

Governo prepara 19 mil vagas em abrigos para crianças na expectativa do aumento de travessias pela fronteira

Medida sanitária Title 42 está prevista para ser suspensa no dia 23 de maio, apesar de medidas judiciais tentarem impedir

Menino de oito anos da Guatemala foi deixado na fronteira
Menino de oito anos da Guatemala foi deixado na fronteira

O governo Biden se prepara para o aumento do fluxo de imigrantes na fronteira dos EUA com o México quando chegar ao fim a Title 42, medida sanitária que prevê a deportação sumária de imigrantes.

Fontes ligadas à Patrulha de Fronteira disseram à CBS News que 19 mil novos leitos estão sendo preparados para receber crianças que porventura cheguem com os pais ou desacompanhadas pela fronteira. Até o momento, 14 mil já estão disponíveis e outros 5 mil devem ser disponibilizados até o fim de setembro.

“Hoje temos 8.700 crianças sob nossa supervisão. Esse número chegou a 22 mil crianças há um ano. Nós conseguimos encontrar os pais e responsáveis por esses menores nesse período. Nós estamos nos preparando agora, pois sabemos que esse número pode mudar a qualquer momento”, disse Cindy Huang do Health and Human Services.

O serviço vai também notificar outros abrigos de crianças para que todas sejam acomodadas.

O número de imigrantes detidos na fronteira chegou a 221 mil em março, o maior número em 22 anos. A expectativa é que esse número aumente de forma significativa quando chegar ao fim a Title 42.

Alguns processos na Justiça estão tentando impedir que a medida acabe, mas especialistas afirmam que vai ser difícil segurá-la por muito tempo, já que os casos de covid diminuíram muito nos EUA.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo