Manchete Notícias

Governo Trump anuncia 15.000 vistos H-2B adicionais para o restante do ano fiscal 2018

O programa H-2B ajuda as empresas americanas a preencher vagas temporárias em hotéis, resorts e empresas de jardinagem, atividades com baixa procura pelos americanos

Visa Americano
Visa Americano

O governo federal anunciou que concederá 15.000 vistos H-2B adicionais para o restante do ano fiscal 2018 em resposta à demanda do setor de serviços.

A secretária do Departamento de Segurança Nacional (DHS), Kirstjen M. Nielsen, disse estar “disponíveis 15.000 vistos H-2B temporários para trabalhadores não agrícolas para o ano fiscal 2018”. Ela acrescentou que a cota foi aprovada por não haver trabalhadores americanos para ocupar estas vagas.

A cota adicional se agrega aos 66.000 vistos já emitidos pelo Escritório de Cidadania e Serviços de Imigração (USCIS) em abril.

Nielsen tomou a decisão depois de consultar o secretário do Trabalho, Alexander Acosta, membros do Congresso e donos das empresas. “As limitações dos vistos H-2B originalmente estavam destinadas a proteger os trabalhadores daqui, mas, quando entramos em uma situação na qual o programa prejudica as empresas americanas, necessitamos de uma reforma”, afirmou Nielsen.

O programa H-2B ajuda as empresas americanas a preencher vagas temporárias em hotéis, resorts e empresas de jardinagem, atividades não muito atrativas para os americanos.

H-2B está disponível para pessoas dentro ou fora dos Estados Unidos. Podem pedir duas extensões cada vez por um ano. Ao completar três anos de estadia, o portador deve regressar ao seu país de origem.

O regulamento do visto H-2B também indica que o portador do documento pode trazer seu cônjuge e filhos menores de 21 anos solteiros, que recebem o visto H4. Com este documento podem permanecer legalmente nos Estados Unidos, mas não têm permissão para trabalhar no país.

Os vistos tipo H2 foram criados em 1943 com a importação de trabalhadores para cobrir a falta de mão de obra na indústria da cana de açúcar.

O programa mudou significativamente nos anos 80 com a divisão dos vistos H2 nas duas categorias, as mesmas que permanecem até hoje:

H-2A, para trabalhadores agrícolas (semeadura e colheita de safras); e,

H-2B, para trabalhadores não-agrícolas (jardinagem, construção, semeadura ou poda, pessoal para serviço de limpeza de hotel, etc.)

USCIS disse que os trabalhadores que retornam, e estão isentos da cota anual, podem ligar para o número do Centro Nacional de Atendimento ao Cliente 1(800) 375-5283 ou visitar a página de internet.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo