Notícias

Governo Trump aprova questionário mais rigoroso para solicitantes de vistos para os EUA

Novo formulário faz perguntas sobre redes sociais e relacionadas aos últimos 15 anos do solicitante

Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (Foto: Sergio Carvalho/Folhapress)
Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (Foto: Sergio Carvalho/Folhapress)

DA REDAÇÃO, COM REUTERS – A administração Donald Trump deu mais um passo para endurecer a concessão de vistos para visitantes aos Estados Unidos. O Departamento de Homeland Security (DHS) anunciou a implementação de um novo e detalhado formulário para solicitação de visto, que inclui informações sobre mídias sociais e histórico de viagens dos últimos 15 anos do solicitante. Veja o formulário.

As novas perguntas, que fazem parte de um esforço para tornar mais rígida a verificação de potenciais visitantes dos Estados Unidos, foram aprovadas em 23 de maio pelo Escritório de Gestão e Orçamento, apesar de críticas de diversas autoridades de educação e grupos acadêmicos.

De acordo com os novos procedimentos, autoridades consulares podem requisitar aos solicitantes de visto todos os números de passaportes anteriores, cinco anos de dados de redes sociais, endereços de e-mail e números de telefone e até 15 anos de informações pessoais incluindo endereços e histórico de empregos e viagens.

O questionário, entretanto, não será aplicado a todos.  As autoridades consulares requisitarão as informações adicionais quando determinarem que “essas informações são necessárias para confirmar a identidade ou conduzir uma verificação de segurança nacional mais rigorosa”, informou uma autoridade do Departamento de Estado americano.

O DHS disse anteriormente que a verificação mais rígida se aplicaria a solicitantes “que justificaram a investigação adicional em conexão com terrorismo, ou outra inviabilidade de visto relacionada à segurança nacional”.

Críticas

Críticos argumentaram que as novas perguntas seriam excessivamente incômodas, levariam a longos atrasos no processo de obtenção de visto e ao desencorajamento de estudantes e cientistas internacionais ante os Estados Unidos.

Advogados de imigração dizem que o pedido de 15 anos de informações detalhadas, bem como a expectativa de que os candidatos se lembrem de todas as suas mídias sociais, provavelmente vai ser uma armadilha para candidatos que cometeram erros inocentes ou não se lembram de todas as informações solicitadas.

As novas questões concedem “poder arbitrário” a funcionários consulares para determinar quem obtém um visto sem verificação efetiva de suas decisões, disse Babak Yousefzadeh, advogado de San Francisco.

“Os Estados Unidos têm um dos mais rigorosos processos de pedidos de visto no mundo”, disse Yousefzadeh. “A necessidade de apertar ainda mais o processo de aplicação é realmente desconhecida e incerta”.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo