Manchete Notícias

Governo Trump dificulta ao máximo a vida de portadores do visto H1B

Empresas contratam empregados estrangeiros por meio desse visto e estão tendo grande dificuldade para obtê-los e renová-los; H1B é destinado a trabalhadores qualificados

Obtenção do visto H1B se transformou em um desafio para trabalhadores e empregadores
Governo Trump quer dificultar a imigração de trabalhadores estrangeiros

Os imigrantes portadores do visto de trabalho H1B e seus empregadores estão enfrentando uma grande dificuldade na obtenção e renovação desse tipo de visto. As informações são do site Bloomberg.

Donald Trump, assim que assumiu o cargo de presidente, prometeu que seria restritivo quando o assunto fosse o visto H1B, o preferido de grandes empresas de tecnologia, como Google, Apple e Facebook. Com esse visto, é possível trazer imigrantes qualificados de diversas partes do mundo.

O governo não teve tempo hábil de modificar a legislação até abril – data em que os processos são submetidos à imigração – mas está dando dor de cabeça aos solicitantes e empresas questionando diversos pontos dos processos.

O U.S. Citizenship and Immigration Services (USCIS) aumentou em 44% o número de  “requests for evidence” os RFEs, que são pedidos de mais evidências de que o processo é legítimo. Casos anteriormente aprovados com facilidade, como renovações, estão sendo desafiados a apresentar diversos outros documentos. O número é considerado o mais alto, desde que as estatísticas começaram a ser divulgadas.

Ainda não se sabe quantos processos foram negados, mas os advogados de imigração são unânimes em afirmar que nunca viram tanto rigor como agora.

H1B

Esse visto é muito buscado por grandes corporações, mas também por pequenas empresas. Vários ramos profissionais, incluindo tecnologia, engenharia, jornalismo, medicina e universidades, competem pelos 85 mil vistos anuais. Os vistos são concedidos como numa loteria e o número de aplicações aumentam a cada ano. Em 2016, a demanda foi três vezes maior que a cota. Empresas de recursos humanos lotam o sistema com candidatos, obtendo vistos para os profissionais estrangeiros e então os indicando às empresas de tecnologia. Essas companhias cobram uma parte considerável do salário. Apesar de o programa ser usado para preencher a falta no mercado de mão-de-obra, Trump tem denunciado o abuso do programa.

A demanda é muito alta para os 85 mil vistos distribuídos e, por essa, razão, em menos de uma semana, o USCIS para de receber processos por já ter superado a cota de vistos. No ano passado, 236 mil processos foram recebidos para 85 mil vistos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo