Antonio Tozzi Esportes

GP de Bahrein abre temporada 2024 da Formula 1

Lewis Hamilton trocará a Mercedes pela Ferrari em 2025 e pode sobrar para Carlos Sainz (Foto: F1)
Lewis Hamilton trocará a Mercedes pela Ferrari em 2025 e pode sobrar para Carlos Sainz (Foto: F1)

A temporada 2024 da Formula 1 abre oficialmente no sábado, dia 2 de março, no Bahrain International Circuit, Sakhir. Pela primeira vez em muitos anos, o grid de pilotos não terá nenhum novato. Ou seja, os mesmos 20 pilotos preenchem as vagas das 10 equipes que buscam os campeonatos de pilotos e de construtores.

Uma coisa que não mudou é o favoritismo de Max Vesrtappen a bordo de seu bólido da Red Bull Racing. Ele caminha firme para seu quarto título e até mesmo os adversários reconhecem  esse favoritismo. Algumas mudanças, porém, já estão confirmadas e uma ainda poderá ocorrer. As alterações confirmadas são as trocas de equipes. A Alfa Romeo se tornou Skate F1 Team e a Alpha Tauri se transformou em Visa Cash APP RB. Essa também será a última de Lewis Hamilton como piloto da Mercedes, porque a partir de 2025 ele competirá pela Ferrari e tentará, aos 39 anos, voltar a colocar a Ferrari no caminho dos títulos. A provável despedida da Formula 1 será de Fernando Alonso. O veterano piloto de 42 anos vai considerar no final do ano se continuará na categoria em 2025 ou se anunciará sua aposentadoria.

Muita gente se pergunta porque os grandes prêmios do Bahrein e da Arábia Saudita serão disputados nos sábados, respectivamente nos dias 2 e 9 de março. As datas foram alteradas porque os dois países são muçulmanos e o mês do Ramadã, o nono do calendário religioso, vai de 10 de março a 8 de abril. Assim, os eventos esportivos não vão atrapalhar os cultos religiosos.

Equipes e Pilotos na Formula 1 na temporada 2024

Red Bull Racing
#1 MAX VERSTAPPEN
#11 SERGIO PEREZ

Mercedes 
#44 LEWIS HAMILTON
#63 GEORGE RUSSELL

Ferrari
#16 CHARLES LECLERC
#55 CARLOS SAINZ

McLaren
#4 LANDO NORRIS
#81 OSCAR PIASTRI

Aston Martin
#14 FERNANDO ALONSO
#18 LANCE STROLL

Alpine
#10 PIERRE GASLY
#31 ESTEBAN OCON

Williams
#23 ALEX ALBON
#2 LOGAN SARGEANT

Skate F1 Team (Alfa Romeo)
#77 VALTTERI BOTTAS
#24 ZHOU GUANYU

Visa Cash APP RB (Alpha Tauri)
#3 DANIEL RICCIARDO
#22 YUKI TSUNODA

Haas
#20 KEVIN MAGNUSSEN
#27 NICO HULKENBERG

Calendário da Formula 1 na temporada 2024

Bahrain Grand Prix
Data: Sábado, dia 2 de março
Local: Bahrain International Circuit, Sakhir

Saudi Arabian Grand Prix
Data: Sábado, dia 9 de março
Local: Jeddah Corniche Circuit, Jeddah

Australian Grand Prix
Data: Domingo, dia 24 de março
Local: Melbourne Grand Prix Circuit, Melbourne

Japanese Grand Prix
Data: Domingo, dia 7 de abril
Local: Suzuka International Racing Course, Suzuka

Chinese Grand Prix
Data: Domingo, dia 21 de abril
Local: Shanghai International Circuit, Shanghai

Miami Grand Prix
Data: Domingo, dia 5 de maio
Local: Miami International Autodrome, Miami

Emilia Romagna Grand Prix
Data: Domingo, dia 19 de maio
Local: Autodromo Enzo e Dino Ferrari, Imola

Monaco Grand Prix
Data: Domingo, dia 26 de maio
Local: Circuit de Monaco, Monte Carlo

Canadian Grand Prix
Data: Domingo, dia 9 de junho
Local: Circuit Gilles Villeneuve, Montreal

Spanish Grand Prix
Data: Domingo, dia 23 de junho
Local: Circuit de Catalunya, Barcelona

Austrian Grand Prix
Data: Domingo, dia 30 de junho
Local: Red Bull Ring, Spielberg

British Grand Prix
Data: Domingo, dia 7 de julho
Local: Silverstone Circuit, Silverstone

Hungarian Grand Prix
Data: Domingo, dia 21 de julho
Local: Hungaroring, Budapest

Belgian Grand Prix
Data: Domingo, dia 28 de julho
Local: Circuit de Spa-Francorchamps, Spa-Francorchamps 

Netherlands Grand Prix
Data: Domingo, dia 25 de agosto
Local: Circuit de Zandvoort, Zandvoort

Italian Grand Prix
Data: Domingo, dia 1 de setembro
Local: Autodromo Nazionale Monza, Monza

Azerbaijan Grand Prix
Data: Domingo, dia 15 de setembro
Local: Baku City Circuit, Baku

Singapore Grand Prix
Data: Domingo, dia 22 de setembro
Local: Singapore Street Circuit, Singapore City

United States Grand Prix
Data: Domingo, dia 20 de outubro
Local: Circuit of The Americas, Austin

Gran Premio de Mexico
Data: Domingo, dia 27 de outubro
Local: Autodromo Hermanos Rodriguez, Mexico City

Grande Prêmio do Brasil
Data: Domingo, dia 3 de novembro
Local: Autodromo de Interlagos, São Paulo

Grand Prix of Las Vegas
Data: Sábado, dia 23 de novembro
Local: Circuito de rua de Las Vegas

Grand Prix of Qatar
Data: Domingo, dia 1 de dezembro
Local: Circuito de Lusail, Qatar

Grand Prix of Abu Dhabi
Data: Domingo, dia 8 de dezembro
Local: Yas Marina, Abu Dhabi


Palmeiras e Flamengo invictos em 2024

Rubão falou demais e agora precisa torcer por um melhor desempenho do Corinthians na temporada 2024 (Foto: Meu Timão)
Rubão falou demais e agora precisa torcer por um melhor desempenho do Corinthians na temporada 2024 (Foto: Meu Timão)

Depois de ter vencido a eleição para presidente do Corinthians, a chapa de Augusto Melo se encheu de orgulho e o diretor de futebol do clube Rubens Gomes, conhecido como Rubão, proclamou aos quatro cantos: “Acabou a farra do Palmeiras e do Flamengo!”. O comentário provocou misto de incredulidade e ironias por parte dos analistas e torcedores.

Passados dois meses da nova administração corintiana, os números pesam contra a euforia de Rubão. Afinal, em 12 jogos disputados em 2024, o Timão acumula seis derrotas, cinco vitórias e um empate (muito comemorado, aliás, por ter sido com o Palmeiras na Arena Barueri, com dois jogadores a menos e um zagueiro como goleiro, depois de ter levado um banho de bola do adversário e ter feito o gol de empate com falha do goleiro Weverton).

O Alviverde paulista tem 10 jogos disputados com o seguinte retrospecto: 7 vitórias, 3 empates, 18 gols marcados, 8 gols sofridos e único time ainda não derrotado no Campeonato Paulista.

A campanha do Flamengo é  ainda mais impressionante, embora o Campeonato Carioca tenha um nível inferior ao do Paulista. Na parte ofensiva, foram 22 gols marcados nos 12 jogos da temporada, onze pelo Carioca e dois amistosos nos Estados Unidos. Mas o que realmente vem chamando a atenção é a defesa, que faz o seu melhor início de temporada na história do clube. Sofreu apenas dois gols, só um em jogo oficial, no empate contra o Nova Iguaçu. O Flamengo chegou na última partida a oito jogos seguidos sem tomar gol.

Contando apenas os jogos oficiais, o aproveitamento do time chega perto de 78%, vencendo seis jogos e empatando três. Vale lembrar que a equipe disputou quatro jogos com o time Sub 23.

Ou seja, no futebol como na vida, vale o antigo ditado: Em boca fechada não entra mosca. Em vez de trabalhar em silêncio e esperar pela melhoria de sua equipe, Rubão preferiu tonitruar uma equivalência com os dois melhores times do Brasil nos últimos tempos. É bem verdade que o Timão vem fazendo a lição e contratando diversos jogadores para (teoricamente) formar uma equipe forte para disputar o Brasileirão, a Copa Sul-Americana e a Copa do Brasil.

Já o Paulistão 2024 parece ter ficado no passado. O Corinthians ocupa a lanterna do Grupo C com 10 pontos ganhos, atrás do líder Bragantino, com 18 pontos, e dos vice-líderes Inter de Limeira e Mirassol, ambos com 14 pontos. Para se classificar à próxima fase, o Timão precisa vencer seus dois últimos compromissos, contra o Santo André na NeoQuímica Arena, no sábado (2) e contra o Água Santa, fora de casa, no domingo (10), e contar que os dois adversários não vençam nenhum de seus dois jogos restantes. Bem difícil para o time de Antonio Oliveira.


Brasileiros passam de fase na Pré-Libertadores

Torcida botafoguense encheu o Estádio Nilton Santos e vibrou com a goleada sobre o Aurora, com direito a quatro gols de Junior Santos (Foto: Vitor Silva/Botafogo FR)
Torcida botafoguense encheu o Estádio Nilton Santos e vibrou com a goleada sobre o Aurora, com direito a quatro gols de Junior Santos (Foto: Vitor Silva/Botafogo FR)

Red Bull e Bragantino confirmaram seus favoritismos e passaram para a terceira fase da Pré-Libertadores, com desempenhos diferentes.

Nos jogos de dia, as duas equipes arrancaram empate nos campos dos adversários – 0 a 0 do Bragantino contra o Águilas Doradas da Colômbia e 1 a 1 entre Aurora da Bolívia e Botafogo. Entretanto, os jogos de volta foram surpreendentes.

Na terça-feira (27), o time do interior paulista ficou em um novo 0 a 0 em Bragança Paulista e apenas se classificou após a série de cobrança de pênaltis, enquanto o Botafogo goleou o Aurora por 6 a 0 no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, com direito a um gol de Tiquinho Soares, um de Savarino e quatro (!) de Junior Santos. Como ele havia marcado o gol de empate na Bolívia, alcançou o status de maior goleador do Glorioso na Copa Libertadores da América, ao lado de Rodrigo Pimpão, em 13 jogos, e os lendários Dirceu, e, 11 jogos, e Jairzinho, em 12 jogos.

Na próxima fase, Red Bull Bragantino e Botafogo se enfrentarão neste mês de março. O vencedor deste duelo se classificará para a fase de grupos da Copa de Libertadores da América e o perdedor terá de se contentar em disputar a Copa Sul-Americana.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo