Antonio Tozzi Esportes

Grandes se classificam para as semifinais da Copa do Brasil

O gol de bicicleta de Pedro garantiu a vitória do Flamengo na Arena da Baixada (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)
O gol de bicicleta de Pedro garantiu a vitória do Flamengo na Arena da Baixada (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Há um ditado no futebol que camisa pesada ganha jogos e campeonatos. Particularmente, questiono esta máxima, porque, em minha opinião, as vitórias e os títulos só vêm quando os chamados “times grandes” montam boas equipes.

Porém, na noite de quarta-feira (17), os clubes de maior tradição do futebol brasileiro e maior número de torcedores prevaleceram nos confrontos com seus adversários ascendentes nos duelos de quartas de final da Copa do Brasil 2022. 

Nas partidas realizadas em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro foram escritas novas histórias que ficarão marcadas nas memórias dos torcedores, nas estatísticas do futebol e nas emoções que transbordaram respectivamente na NeoQuímica Arena e no Maracanã e na frustração verificada na Arena da Baixada.

Corinthians arrasa com a força da Fiel

Yuri Alberto fez três gols no triunfo do Corinthians por 4 a 1 (Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)
Yuri Alberto fez três gols no triunfo do Corinthians por 4 a 1 (Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)

Yuri Alberto demorou nove jogos para fazer seu primeiro gol pelo Corinthians, mas o atacante encerrou o jejum em grande estilo. O Timão venceu o Atlético-GO por 4 a 1 com três gols dele (Gil fez o outro, e Wellington Rato diminuiu), na Neo Química Arena, pela partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil, e garantiu vaga na semifinal do torneio. 

Após perder em Goiânia por 2 a 0, a equipe de Vítor Pereira conseguiu uma virada épica que ameniza consideravelmente o ambiente de pressão criado após a eliminação na Libertadores e derrota no Dérbi. O Timão não deu espaço para o Dragão e atropelou o rival, com direito a “olé” da torcida, formada por  43.195 pagantes, que proporcionou a renda de R$ 2.678.934,00.

Para o Corinthians, a classificação às semifinais da Copa do Brasil era fundamental. A diretoria investiu bastante para trazer jogadores renomados e um treinador conceituado – o português Vitor Pereira – com o objetivo de conseguir, pelo menos, uma grande conquista. Eliminado pelo Flamengo nas quartas de final da Copa Libertadores da América e a nove pontos de distância do líder Palmeiras no Brasileirão, resta ao grupo o supremo esforço de brigar pelo título da Copa do Brasil. 

O Atlético-GO ainda disputa o título da Copa Sul-Americana, onde enfrentará o São Paulo em uma das semifinais, e se recuperar no Brasileirão onde é vice-lanterna e luta para não ser rebaixado. Ironicamente, o técnico Jorginho, que havia criticado Abel Ferreira por um comentário sobre o plano tático adotado por Cuca, foi eliminado por outro técnico português. A fim de amenizar a polêmica, o ex-lateral da Seleção Brasileira declarou que “Vitor Pereira é um sujeito humilde”. Ele deve se concentrar mais em treinar sua equipe e esquecer os treinadores adversários.

Na semifinal, o Corinthians vai encarar o Fluminense. O time carioca eliminou o Fortaleza. Essa é a oitava vez que o Timão chega entre os quatro melhores do torneio. Antes, já tinha avançado até essa fase em 2018, 2009, 2008, 2002, 2001, 1997 e 1995. 

Pelo Brasileirão, o Corinthians volta a campo no domingo (21) contra o Fortaleza, no Castelão. No mesmo dia, o Atlético-GO recebe o Cuiabá, em Goiânia.

Flamengo derrota Furacão em Curitiba com golaço de Pedro

No duelo de rubro-negros, deu Flamengo na Arena da Baixada. O time carioca venceu por 1 a 0, eliminou os donos da casa nas quartas de final da Copa do Brasil e segue vivo no sonho de conquistar a competição mais uma vez. O gol da partida foi marcado por Pedro. O Mais Querido espera agora pelo vencedor do duelo entre América-MG e São Paulo que jogaram na quinta-feira (18) à noite.

O único gol do jogo foi uma pintura do centroavante do Flamengo. Pedro recebeu cruzamento de Rodinei e armou um voleio inapelável para o goleiro Bento, que salvou o Athletico em lances anteriores. O atacante chegou a 20 gols na temporada e emplacou mais uma boa atuação para impressionar o técnico Tite, que cogita o jogador para a Copa do Mundo do Catar.

“Não vou fugir da pergunta. Pedro tem característica muito especial para enfrentar times com linhas baixas. Tem que ter opção com essa característica. Talvez dos 26 jogadores, 80% estejam encaminhados. Mas sem fechar a lista, sem ficar na caixinha. Grandes atletas se afirmam”, declarou o treinador, aumentando as chances do artilheiro do Rubro-Negro carioca ser convocado.

O Athletico sentiu o baque de uma derrota merecida. E justamente em casa, onde a equipe não sabia o que era perder há 15 jogos, desde abril desse ano. O lado paranaense quase não deu trabalho para o goleiro adversário, que só fez uma defesa difícil. Das 10 finalizações, sete foram para fora. Uma quebra de expectativa para a Arena da Baixada lotada, que pulsou e apoiou durante a disputa.

O Athletico jogará no domingo (21), quando recebe o América-MG pela 23ª rodada do Brasileirão. No mesmo dia, no Allianz Parque, o Flamengo terá outra decisão, contra o Palmeiras, em duelo do líder contra o vice-líder do Brasileirão.

Fluminense empata com Fortaleza em jogo polêmico

Germán Cano marcou o gol que deu a classificação ao Fluminense (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense)
Germán Cano marcou o gol que deu a classificação ao Fluminense (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense)

O Fluminense empatou com o Fortaleza em 2 a 2, no Maracanã, e avançou para as semifinais da Copa do Brasil. Os visitantes abriram 2 a 0 no primeiro tempo, com gols de Nino (contra) e Romero, mas a equipe de Fernando Diniz conseguiu a reação na etapa final com Ganso (de pênalti) e Cano. Por causa da vitória por 1 a 0 no duelo de ida, no Castelão, o Tricolor das Laranjeiras garantiu a vaga na próxima fase e vai enfrentar o Corinthians.

O Fluminense viu a vantagem construída no jogo de ida escapar em apenas 45 minutos. Mesmo com a maior posse de bola da equipe da casa, o Fortaleza aproveitou falhas do Flu na partida e abriu 2 a 0 na etapa inicial. Aos 11, Titi fez lançamento, Nino deu bobeira, e bola ficou com Thiago Galhardo, que carregou, entrou na área e chutou para o gol. A bola bateu em Fábio e depois em Manoel, e Nino tocou antes que ela entrasse no gol. Aos 45, após lançamento, Zé Welison desviou de cabeça, e Thiago Galhardo deu belo passe para Silvio Romero sair na cara do gol e tocar na saída de Fábio.

Na etapa final, o Fluminense foi atrás da reação. A equipe criou chances e marcou presença no campo de ataque do Fortaleza. Aos 14, Brítez derrubou Matheus Martins, o VAR indicou que o lance ocorreu dentro da área, e o árbitro marcou pênalti para o Flu. Ganso cobrou bem, com goleiro de um lado e bola do outro, e colocou o time na partida novamente. Nove minutos depois, Arias cruzou para Cano desviar e deixar tudo igual na partida. O Fortaleza não chegou a assustar mais, e o time da casa garantiu a vaga na próxima fase da competição.

Os gols do Fluminense foram frutos de “dois lances duvidosos”, segundo o zagueiro Titi, referindo-se à marcação do pênalti – para ele, a falta foi fora da área – que deu origem ao gol de Ganso e à análise do VAR para o gol de Cano.

Apesar das dúvidas, no dia seguinte, o árbitro Sandro Meira Ricci, da Central do Apito da Rede Globo, fez as revisões detalhadas das jogadas polêmicas e concluiu que as decisões da arbitragem foram acertadas.

O Fluminense volta a campo no sábado para encarar o Coritiba (20), no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Já o Fortaleza encara o Corinthians, no domingo (21), no Castelão, também pelo Brasileirão.

Série C define os classificados e os rebaixados

Oito times se classificaram para os quadrangulares que valem o acesso ao Brasileirão da Série B

Figueirense venceu o ABC-RN, mas ambos se classificaram para a segunda fase da Série C (Foto: Patrick Floriani/FFC)
Figueirense venceu o ABC-RN, mas ambos se classificaram para a segunda fase da Série C (Foto: Patrick Floriani/FFC)

Depois de 19 rodadas, chegou ao fim a primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro. Oito times se classificaram e seguem vivos na disputa por uma vaga no Brasileirão SportingBet Série B em 2023. Outros quatro foram rebaixados e estarão na Série D no ano que vem. Vamos conferir quem é quem!

Os classificados

Em novo formato a partir deste ano, a Série C do Campeonato Brasileiro teve uma primeira fase com os 20 times se enfrentando em turno único. Ao fim, os oito melhores times se classificaram para a próxima etapa. São eles:

1º – Mirassol (SP)

2º – Paysandu (PA)

3º – Figueirense (SC)

4º – Volta Redonda (RJ)

5º – Botafogo-Ribeirão Preto (SP)

6º – ABC (RN)

7º – Vitória (BA)

8º – Aparecidense (GO)

Os rebaixados

Os quatro últimos colocados da Série C foram rebaixados para a disputa da Série D em 2023. Eis os rebaixados:

17º – Atlético-CE (CE)

18º – Brasil de Pelotas (RS)

19º – Ferroviário (CE)

20º – Campinense (PB)

Fifa vende 2,45 milhões de ingressos para Copa do Mundo no Catar

Os organizadores da Copa do Mundo venderam 2,45 milhões de ingressos para o evento deste ano no Catar, disse a Fifa na quinta-feira (18), com mais de meio milhão deles vendidos no último período de vendas de 5 a 16 de julho.

A Fifa disse que o maior número de ingressos alocados foi para partidas da fase de grupos como Camarões x Brasil, Brasil x Sérvia, Portugal x Uruguai, Costa Rica x Alemanha e Austrália x Dinamarca.

“Os torcedores que moram no Catar, Arábia Saudita, Estados Unidos, México, Emirados Árabes Unidos, Inglaterra, Argentina, Brasil, País de Gales e Austrália lideraram o caminho e as filas digitais ao garantir o maior número de ingressos”, disse a Fifa.

A data de lançamento da próxima fase de vendas será anunciada no final de setembro, acrescentou a Fifa. As vendas de balcão também começarão em Doha após o lançamento da fase de vendas de última hora.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo