Antonio Tozzi Esportes

Grêmio, campeão com méritos!

A estratégia de Renato Portaluppi deu certo. O Grêmio priorizou a Copa Libertadores da América em detrimento do Brasileirão. Resultado: o Tricolor dos Pampas sagrou-se campeão da Copa Libertadores da América pela terceira vez e se juntou ao seleto grupo de clubes brasileiros tricampeões da competição que inclui também São Paulo e Santos. De quebra, a equipe do sul do país ainda figura em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro e encerra sua participação contra o Atlético Mineiro em Belo Horizonte, provavelmente com uma equipe reserva. Deve-se tirar o chapéu para o espírito decisivo encarnado pelos jogadores gremistas que conseguiram unir concentração e dedicação à um futebol de alto nível. Arrisco-me a dizer que atualmente o Grêmio é o time que pratica o melhor futebol no território brasileiro, apesar de o Corinthians ter conseguido o título de campeão nacional.

Arthur, o motorzinho

Confesso que fiquei embevecido com o ótimo desempenho do volante/meia Arthur na partida final. Ele tomou conta do meio campo e simplesmente anulou qualquer possibilidade de os meiocampistas do Lanús articularem jogadas. Além disto, tem uma saída de bola eficiente que lhe possibilita servir seus companheiros de ataque. Ele jogou tão bem que foi eleito o melhor jogador da partida, mesmo tendo sido substituído por Michel aos 15 minutos do segundo tempo. Agora entendo perfeitamente a razão pela qual Tite o convocou recentemente para integrar a Seleção Brasileira.

Luan, o craque

Um gol antológico premiou a campanha de Luan na Copa Libertadores da América 2017. Hoje ele pode ser considerado o melhor jogador brasileiro em atividade no Brasil, portanto, vai ser muito difícil segurá-lo para a próxima temporada. Ele recusou a proposta para se transferir para um clube da Rússia a fim de manter acesa as esperanças de ser campeão da Libertadores e também pela valorização de seu passe, uma vez que sai consagrado. Afinal, ele foi vice-artilheiro da competição e eleito o melhor jogador do torneio, o que também pode resultar em uma nova convocação para a Seleção Brasileira.

Marcelo Grohe, o paredão

Tite parece já ter definido seus três goleiros para a Copa do Mundo da Rússia no ano que vem: Allison, da Roma; Ederson, do Manchester City, e Cássio, do Corinthians. Entretanto, acho que ele deveria manter uma das vagas abertas porque Marcelo Grohe é talvez o melhor goleiro em atividade no Brasil atualmente, ao lado de Cássio e de Vanderley, do Santos. Nesses jogos finais, ele novamente confirmou sua boa fase e foi determinante para o Grêmio ter conquistado o título subcontinental. Suas atuações deram aos zagueiros a certeza de que todo bom time começa com um bom goleiro.

Pedro Geromel, o capitão

O zagueiro Pedro Geromel é outro que andou frequentando a lista de convocados do técnico Tite para integrar o grupo que representará o Brasil na Copa do Mundo na Rússia. Sem dúvida, é um nome para ser observado com muito carinho porque sua seriedade e seu senso de colocação o transformam em um dos zagueiros mais difíceis de ser superado no futebol brasileiro. Ele formou uma dupla de zaga eficiente com o argentino Kanemann, porém, atuou ao lado de Bressan na partida final. Isto, no entanto, em nada prejudicou sua atuação, e ele se portou como o xerife da zaga como acontece na maioria dos jogos do Grêmio.

Renato Portaluppi, o predestinado

O irreverente Renato Gaúcho, quem diria, se transformou no primeiro brasileiro a se sagrar campeão da Copa Libertadores da América como jogador de futebol, em 1983, e como técnico, em 2017. Agora, só falta mesmo o clube providenciar uma estátua à frente da Arena Grêmio para homenagear uma de suas principais estrelas. Em 1983, ele foi o craque do jogo ao anotar os dois gols na vitória sobre o Hamburgo, da Alemanha, por 2 a 1, que deu ao clube gaúcho Campeonato Mundial Interclubes. Ele pretende repetir a dose, só que agora terá de derrotar o poderoso Real Madrid do craque Cristiano Ronaldo.

Os renegados

Interessante notar que no elenco gremista vários jogadores que ostentavam no peito as medalhas de campeões da Libertadores eram renegados de outros clubes. Ou seja, saíram pelas portas dos fundos e agora se deleitam. Lucas Barrios, contratado a peso de ouro pelo Palmeiras, nunca conseguiu se firmar no Alviverde paulista e rumou para o Sul do país, onde se sagrou campeão. Bruno Cortez e Cícero foram quase escorraçados do São Paulo e agora vibram como campeões. O meiocampista Christian, afastado pelo Corinthians, também está neste grupo, assim como os ex-flamenguistas Leo Moura, Fernandinho e Paulo Victor – aliás, este último é uma ausência lamentada no momento em que o Rubro-Negro sofre com os goleiros.

A torcida

A torcida gremista comemorou bastante o título, e vibrou com o desfile dos campeões em carro aberto pelas ruas de Porto Alegre. Justa comemoração. Agora, todas energias se voltam para Abu Dhabi onde o Imortal tentará repetir em dezembro o feito de 1983 e sagrar-se campeão mundial interclubes. Tarefa difícil, pois as previsões indicam uma final com o Real Madrid, dirigido por Zinedine Zidane, e que tem em sua equipe Cristiano Ronaldo, Marcelo, Sérgio Ramos, Modric, Kroos e outros craques.

Lucas Lima é do Palmeiras

Lucas Lima se pronunciou pela primeira vez sobre o acerto com o Palmeiras. Fazendo alusão às provocações de quando enfrentava sua nova equipe e em Matheus Sales, o meio-campista disse: “Nada de #TáNoBolso, agora é #TáNoPorco”. Se durante sua passagem pelo Peixe, o meia e os palmeirenses tiveram uma relação complicada nas redes sociais, após o anúncio do Verdão ele tem agradecido aos comentários favoráveis. Recentemente, inclusive, ele passou a desbloquear torcedores do Verdão na internet. Ele optou por não renovar o contrato com o Santos e se transferiu para o rival da capital, que também entrará 2018 com novo treinador: Roger Machado.

Rodada final do Brasileirão

Nesse domingo (3), realiza-se a última rodada do Brasileirão, com as dez partidas sendo jogadas simultaneamente. O título do Grêmio abriu mais uma vaga para a Copa Libertadores da América. Se o campeonato terminasse agora, o Flamengo estaria classificado diretamente, ao lado de Corinthians, Palmeiras, Santos, Grêmio e Cruzeiro, enquanto Vasco da Gama e Botafogo iriam para a pré-Libertadores. A briga mais acirrada, porém, está na parte de baixo da tabela. Ponte Preta e Atlético-GO já estão rebaixados para a Série B, enquanto Vitória e Coritiba, com 43 pontos, e Sport e Avaí, com 42 pontos, tentam obter as duas vagas salvadoras, uma vez que as duas piores jogarão a Série B. Por falar nisto, estarão de volta à Série A, América-MG (campeão), Internacional, Ceará e Paraná.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo