Aconteceu Social & Eventos

Hebe Camargo recebe prêmio em Miami

A maior apresentadora da televisão brasileira comemora 60 anos de carreira artística na Flórida

A convite da TAM e da Brazilian-American Chamber of Commerce of Florida, e apoio da InterTransfers e Rio’s Churrascaria, Hebe Camargo virá especialmente a Miami no próximo dia 22 de abril para receber merecida homenagem pelos seus 60 anos de carreira artística. A placa Tribute to Hebe será entregue pelo Cônsul Geral do Brasil na Flórida, embaixador João Almino.

De forma a tornar a recepção mais íntima e pessoal, esta será realizada na residência de Hello Campos para um número reduzido de convidados especiais, alguns deles vindos especialmente do Brasil para o evento. A apresentação será feita por Eliakim Araújo e Leila Cordeiro, gravada em vídeo com a possibilidade de ir ao ar no SBT. Também Hello Campos estará entrevistando os presentes para o programa Amaury Júnior, além da presença de Miami Herald e outros veículos locais. Todos os convidados serão solicitados a doar o mínimo de 40 dólares, quantia essa que reverterá em benefício das instituições beneficentes Brazilian Mission e BACCF Fund.

A idéia da premiação teve início quando a Vitale Advertising iniciou os primeiros contatos com Hebe para a gravação de um endorsement para a campanha E você, é TAM?. Durante as primeiras pesquisas, descobrimos que Hebe havia completado 60 anos de vida artística. E, apesar de ser um evento que poucos artistas no mundo possam mencionar, no nosso entender não teve o destaque merecido. Foi quando a TAM assumiu a liderança e decidiu patrocinar a vinda de Hebe a Miami.

Tanto o cliente como a agência são admiradores incondicionais de Hebe, pela sua bondade e simplicidade, pela sua grandeza como personalidade brasileira, pelo que ela representa para a cultura do nosso país e eterna jovialidade. Hebe sempre ocupou o topo da lista das celebridades desejadas pela agência. O convite foi feito e Hebe, que é cliente assídua da TAM e tem o maior carinho por Miami, aceitou prontamente. “Consideramos uma honra sem precedentes Dona Hebe ter aceito esta homenagem”, diz Lineu Vitale, maior entusiasta da sua vinda à Miami. Mas a idéia agradou a todos, sem exceções: organizadores, convidados, meios e patrocinadores. De imediato, várias empresas se interessaram em apoiar o evento, mas foram as duas primeiras, InterTransfers e Rio’s Churrascaria (antigo Porcão), que ficaram com o direito de parceria.

Quem é Hebe Camargo – Hoje a apresentadora de televisão mais popular do país, Hebe começou a carreira no rádio, na década de 40, ao se mudar com a família para a capital paulista. Formou com a irmã Stela e mais duas primas o Quarteto Dó-Ré-Mi-Fá, inspiradas pelo grupo americano Andrews Sisters, e foram contratadas pela Rádio Tupi. Depois de três anos, uma das primas de Hebe se casou, e a cantora resolveu continuar a carreira em uma dupla sertaneja com a irmã, Rosalinda e Florisbela, que também não durou muito tempo. Na seqüência, lançou seu primeiro compacto em 78 RPM pela Odeon, e começou a ganhar destaque na televisão substituindo Ary Barroso em um programa de calouros, para então apresentar O Mundo É das Mulheres. Estreou em 1966 o Programa Hebe na TV Record, batendo recordes de audiência. Passou ainda pela Bandeirantes até chegar no SBT em 86, onde se mantém. Em 99, retomou a carreira musical com o CD Pra Você, seguido por Como É Grande Meu Amor por Você, de 2001, que conta com participações de Caetano Veloso, Zeca Pagodinho e Chico Buarque, entre outros.

Hebe Camargo nasceu no dia 8 de março de 1929, em Taubaté, São Paulo. Filha de Ester e Fego Camargo, que era violinista do Cinema Politeama em Taubaté (na época os filmes eram mudos). Hebe teve uma infância humilde, principalmente depois da chegada do cinema falado, quando seu pai perdeu o emprego.

A família Camargo mudou para São Paulo em 1943. Fego passou a integrar a orquestra da Rádio Difusora. No ano seguinte, Hebe começou a se apresentar em programas de calouros nas rádios paulistanas, fazendo imitação de Carmen Miranda.

Depois de ganhar vários prêmios como caloura, Hebe formou o Quarteto Dó-Ré-Mi-Fá junto com a irmã Stela e as primas Helena e Maria. Cantando músicas do grupo feminino americano Andrews Sisters, elas foram contratadas pela Rádio Tupi. Encerraram atividades três anos depois, quando uma das primas se casou. Logo em seguida, Hebe e a irmã Stela formaram a dupla sertaneja Rosalinda e Florisbela, que teve carreira curta.

Hebe decidiu então iniciar carreira solo interpretando as músicas “Moreno Lindo” e “Dora Dora”. Seu primeiro disco, em 78 rotações, foi gravado pela Odeon. Nele havia as músicas “Oh! José” e “Quem foi que disse?”.

A artista lançou outros discos e passou a ser conhecida como Estrelinha do Samba e, posteriormente, A Estrela de São Paulo. Já consagrada, prestou homenagem a Carmen Miranda gravando um pout-pourri com os maiores sucessos da pequena notável.

Como cantora, Hebe participou de alguns filmes do comediante Mazzaropi e chegou a contracenar com Agnaldo Rayol num deles. Como atriz, atuou no filme “Quase no Céu”, de Oduvaldo Vianna, lançado em maio de 1949. Ela participou ainda da última edição do Festival de Música Popular, com a música “Volta Amanhã”.

A carreira de cantora deu lugar à de apresentadora com o passar do tempo. Hebe inicialmente substituiu Ary Barroso num famoso programa de calouros e, em 1955, alcançou grande destaque com “O Mundo é das Mulheres”, primeiro programa feminino da televisão brasileira, produzido por Walter Forster e exibido no então canal 5. Nessa época, chegou a apresentar cinco programas por semana.

Ela interrompeu a carreira em de julho de 1964, ao se casar com o empresário Décio Capuano. O único filho da artista, Marcello Camargo, nasceu no dia 20 de setembro de 1965.

Mas logo Hebe retomou seu trabalho, com um programa na rádio Excelsior. Em 6 de abril de 1966 estreou na TV Record o Programa Hebe, tendo como convidado nesse dia o cantor e compositor Roberto Carlos. A atração bateu recorde de audiência, chegando a obter 70% dos telespectadores.

A apresentadora terminou sua união com o empresário Décio Capuano em 1971. Dois anos depois conheceu Lélio Ravagnani, com quem viveu até 2000, quando ele faleceu.

A volta à TV – Depois de uma pausa de quase 10 anos, Hebe retornou em 1981 à televisão, através da TV Bandeirantes. Seu programa era exibido nas noites de domingo e, posteriormente, às sextas-feiras. Depois de quatro anos de sucesso, a direção da emissora decidiu acabar com a atração.

Em 1985 ela recebeu convite do SBT e, em novembro do mesmo ano, assinou contrato. A estréia aconteceu no dia 4 de março de 1986. Desde então ela comanda o Programa Hebe, no estilo show, atração que vai ao ar nas noites de segunda-feira.

A artista apresentou também, entre agosto de 1991 e dezembro de 1993, o “Hebe Por Elas”, programa de entrevistas só com mulheres, e chegou a ter, por curto período, uma atração nas tardes de domingo.

A carreira de cantora foi retomada em 1999. Hebe gravou o CD “Pra Você”, pela Universal-Polygram, com produção de Zé Milton. O show de lançamento do disco, realizado no Palace, alcançou enorme repercussão e originou uma turnê pelas principais capitais do país. Já o CD “Como é grande o meu amor por você – Hebe e convidados” foi lançado em agosto de 2001, com as participações especiais de Chico Buarque, Caetano Veloso, Zezé di Camargo e Luciano, Simone, Nana Caymmi, Zeca Pagodinho, Ivete Sangalo e Fábio Jr.

Preferida do público – Em pesquisa realizada em 1990, Hebe foi escolhida pelos paulistanos a personalidade que tem A Cara de São Paulo. São vários os prêmios e homenagens recebidos por ela ao longo da carreira, com destaque para o da Associação Paulista de Críticos de Arte (Melhor Entrevistadora), o da Academia Brasileira de Letras – Austregésilo de Athayde (Melhor Apresentadora de Programa de Auditório), o título de Cidadã Paulistana concedido em 1994 pela Câmara Municipal e diversos Troféus Imprensa, entre outros. A artista foi homenageada em Portugal, em 2002, e tornou-se a segunda mulher brasileira a integrar a tradicional Confraria do Vinho Periquita (a primeira foi a cantora Fafá de Belém). No ano passado, Hebe recebeu o título de Professora Honoris Causa da Universidade FIAM-FAAM.

A apresentadora também foi uma das homenageadas no dia 8 de março de 2004, durante almoço promovido pela prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, pelo Dia Internacional da Mulher, no Palácio do Anhangabaú, sede da Prefeitura. Aniversariante, a apresentadora ganhou bolo e ficou comovida ao receber os parabéns da anfitriã Marta Suplicy e das 30 mulheres convidadas, entre elas a escritora Lya Luft, a atriz Eva Wilma, a rainha do basquete Hortência e a escritora Maria Adelaide Amaral.

Hebe Camargo esteve no seleto grupo que em 25 de março de 1950 foi ao porto de Santos buscar os equipamentos da primeira rede de televisão brasileira, a TV Tupy. Hebe foi também uma das convidadas de Assis Chateaubriand para a primeira transmissão ao vivo. A história de Hebe está diretamente ligada à da televisão brasileira. A apresentadora chegou a comandar simultaneamente cinco programas semanais ao vivo na TV Paulista. Ou seja, ela é o rosto feminino da TV brasileira.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo