Estados Unidos Manchete

Herdeira do Publix financiou manifestação que antecedeu invasão ao Capitólio, diz jornal

Julie Jenkins Fancelli, uma das herdeiras da rede de supermercado Publix Super Market doou cerca de $ 300 mil dos $ 500 mil arrecadados por Trump para financiar a manifestação que precedeu a invasão ao Capitólio no início deste mês por seus apoiadores. As informações são do Wall Street Journal.

Segundo reportou o WSJ, Fancelli, filha do fundador do Publix, George Jenkins, já teria repassado mais de $ 980 mil para a campanha de Trump em 2020 e para o partido Republicano.

Pelo Twitter, o Publix postou uma declaração dizendo: “A sra. Fancelli não é funcionária da Publix Super Markets, não está envolvida em nossas operações comerciais, nem representa a empresa de forma alguma. Não podemos comentar sobre as ações da sra. Fancelli.”

Mas milhares de usuários do Twitter consideraram a declaração vazia e subiram as hashtags #Publix e #BOYCOTTPUBLIX, que chegaram aos trend topics neste final de semana.

A doação do dinheiro, segundo a reportagem, foi articulada pelo apresentador de extrema direita Alex Jones que também teria doado, pessoalmente, $ 50 mil em troca de um espaço para falar no comício.

Durante o rali, Trump disse à multidão: “Vamos descer … até o Capitólio e torcer por nossos bravos senadores, congressistas e mulheres”.

Ao final do discurso do ex-presidente, milhares caminharam para o Capitólio, onde manifestantes invadiram o plenário em que parlamentares se reuniam para confirmar a vitória da chapa Biden-Harris nas eleições.

Até o momento, o FBI efetuou138 prisões em conexão com o ataque. Cinco pessoas, incluindo um policial, foram mortas.

Logo após o evento, a Câmara dos Deputados abriu um processo de impeachment contra o presidente Donald Trump por “incitar a insurreição”. O processo foi aprovado com o voto favorável de alguns deputados Republicanos e aguarda o julgamento do Senado.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo