Estados Unidos

Hillary Clinton recusa convite de presidente para visitar o México

Democrata diz que precisa se concentrar em políticas para americanos e não visitar outro país

Hillary em entrevista na segunda 5
Hillary em entrevista na segunda 5

A candidata Democrata à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, recusou na segunda-feira (5) o convite feito pelo presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, para conversar no México sobre a relação entre os dois países. O Republicano Donald Trump visitou Peña Nieto na semana passada.

Em entrevista à emissora “ABC”, o jornalista David Muir perguntou à ex-secretária de Estado se pretendia aceitar o convite da presidência do México e viajar ao país latino-americano antes das eleições presidenciais, no dia 8 de novembro.

“Não”, respondeu Hillary, que afirmou que deve concentrar-se nas políticas para criar emprego nos EUA e no que deve ser feito “para garantir que os americanos têm as melhores oportunidades possíveis no futuro”. Em sua resposta mais dura até agora, Hillary Clinton considerou “infeliz” a viagem de Trump ao México e acusou seu rival de ter criado um “incidente diplomático”.

Trump, por outro lado, se reuniu na quarta-feira passada no México com Peña Nieto e horas depois pronunciou um discurso no Arizona (EUA) no qual retomou a linha dura contra a imigração e insistiu que erguerá um muro pago pelo governo mexicano e deportará todos os imigrantes ilegais.

Na Cidade do México, em entrevista coletiva conjunta, Trump disse ter “um grande respeito” pelos “mexicano-americanos”, enquanto Peña Nieto declarou ao republicano que houve “interpretações equivocadas ou afirmações que infelizmente tinham lastimado e afetado os mexicanos”.

“Não soube comunicar-se de maneira efetiva com um chefe de Estado. E acredito que está muito claro o resultado dessa viagem”, acrescentou Hillary, que fez referência às diferenças entre o presidente mexicano e Trump sobre a proposta do magnata para que o governo do México pague pelo muro fronteiriço.

Enquanto Trump assegurou que na reunião não discutiram quem pagaria a barreira fronteiriça, Peña Nieto afirmou em várias ocasiões que durante seu encontro privado com o republicano foi “enfático em assinalar que o México de nenhuma maneira pagaria o muro”, como disse em entrevista na emissora “Televisa”.

“Ele saiu dizendo uma coisa e o presidente mexicano o contradisse quase imediatamente”, ressaltou Hillary que, como secretária de Estado, se reuniu pela última vez com Peña Nieto no México em 2014. (As informações são da agência EFE).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo