Estados Unidos

Hillary Clinton vota em New York ao lado do marido Bill Clinton

Candidata disse estar confiante no resultado positivo das urnas 

Hillary Clinton vota em New York
Hillary Clinton vota em New York

A candidata à presidência, Hillary Clinton, votou na manhã desta terça-feira na cidade Chappaqua (NY) e disse estar confiante no resultado das eleições. “Espero ganhar”, afirmou Hillary na saída de um centro de votação na cidade Chappaqua, no Estado de Nova York, onde tem sua residência.

“Há muita gente envolvida nisto, e há uma grande responsabilidade em jogo”, acrescentou a candidata presidencial democrata pouco após depositar seu voto, por volta das 8am. Cerca de 150 simpatizantes esperaram a candidata Democrata por mais de uma hora no local.

Casal Clinton cumprimenta eleitores em New York
Casal Clinton cumprimenta eleitores em New York

Últimas pesquisas de opinião apontam para uma vitória, embora apertada, da candidata democrata Hillary Clinton sobre o adversário republicano Donald Trump. Uma projeção da Reuters/Ipsos na véspera da votação indica que Hillary tem 90% de chances de vencer. Se o resultado for confirmado nas urnas, pela primeira vez na história, os Estados Unidos terão uma mulher no comando do país.

Diferentemente do Brasil, onde quem ganha mais votos no território nacional alcança a presidência, nos EUA cada um dos 50 Estados americanos tem um peso diferente na contagem. Quanto maior o número de assentos no Congresso, maior o volume de votos eleitorais. Ganha o candidato que conquistar pelo menos 270 dos 538 votos eleitorais em disputa, sendo que o candidato mais votado em um estado leva todos os votos eleitorais, no sistema conhecido como “the winner takes it all”. Por isso, o resultado de alguns Estados decisivos este ano, como Flórida, Carolina do Norte, Nevada e Ohio – com significativo volume de votos eleitorais e tendência ainda incerta – é aguardado com grande expectativa, já que poderão determinar o nome do 45° presidente americano. (com informações do UOL).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo